Qual prejudica menos a dieta: vinho ou cerveja?

A resposta de nutricionistas, em geral, é sempre unânime: se quiser fazer dieta, corte o álcool, o maior vilão das dietas. O processo de metabolismo do álcool interfere na queima de gordura. Por isso, caso decida manter o álcool em sua dieta, com moderação, qual deve escolher: o vinho ou a cerveja?

Embora o vinho tenha mais calorias que a cerveja, as pessoas bebem muito mais cerveja: 100ml de cerveja tem em média, 50 calorias, enquanto a mesma quantidade de vinho, tem 85. Ou seja, uma taça de vinho (de 200 ml) contém 170 cal, enquanto um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300 ml) contém 150 cal. Como é mais comum uma pessoa beber 8 chopps – e não 8 copos de vinho -, conclui-se que o vinho até pode ser mais calórico, mas bebe-se menos. E nesta fermentação da uva existem muitas substâncias benéficas pra saúde.

A nutricionista Cristina Menna Barreto indica, no entanto, que caso queira beber sem sair da linha, retire sempre o carboidrato da comida quando estiver ingerindo álcool. “Prefira carnes, aves, peixes com verduras, legumes, frutas, assim, o prejuízo é menor no que diz respeito à dieta. No fim das contas, é aquela velha frase: beba com moderação”, diz a nutricionista em seu site (cristinamennabarreto.com.br).

Caso corte o carboidrato para poder beber, siga as quantidades apenas duas vezes por semana, segundo a nutricionista: cerveja (um copo grande com 300ml), ou caipirinha com adoçante (um copo com 200 ml), ou vinho (uma taça pequena).

Uma ideia sobre “Qual prejudica menos a dieta: vinho ou cerveja?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>