Estrangeiros têm a oportunidade de estudar inglês gratuitamente em escolas públicas

Alguns imigrantes brasileiros, quando chegam aos Estados Unidos, buscam imediatamente um curso de inglês. Outros acabam encarando o cotidiano no país estranho sem ao menos falar o idioma, seja por comodismo, por falta de tempo, dinheiro ou mesmo por falta de informação.

Diversas comunidades oferecem os cursos de English as Second Language – ESL (Inglês como Segunda Língua) e “English for Speakers of Other Languages – ESOL (Inglês para Falantes de Outras Línguas) gratuitamente ou mediante pagamento de uma pequena taxa, normalmente no valor de $30 dólares por quadrimestre.
São cursos voltados, especialmente, a estrangeiros adultos, divididos em seis níveis: Foundation, Low Beginning, High Beginning, Low Intermediate, High Intermediate e Advanced. Muitos ainda disponibilizam aulas extras de leitura e informática.

Assim que o aluno registra-se para o curso, ele passa por um teste que vai classificá-lo para o nível a ser iniciado. Os alunos não tem a obrigação de ter um nível ‘x’ de conhecimento da língua inglesa, já que o propósito do programa é melhorar a capacidade dos mesmos para se comunicarem melhor.

De acordo com o Departamento de Educação do Estado da Flórida, o programa é projetado para desenvolver todos os componentes da linguagem – fala, compreensão auditiva, leitura, escrita, gramática e pronúncia. A metodologia é comunicativa, integrativa e centrada no aluno, como recomendado pela pesquisa atual sobre a aquisição da linguagem e aprendizagem de adultos.

Os condados de Miami-Dade, Broward-County e Palm Beach County contam com diversas escolas públicas que oferecem o programa ESOL. São aceitos alunos de todas as nacionalidades, com idade acima de 16 anos. Muitas instituições disponibilizam as aulas em turnos diferentes durante a semana e até finais de semana.

Formação e profissão
Além do curso de inglês, muitas escolas também oferecem cursos de alfabetização para adultos, oportunidade de formação no ensino médio (high school) e cursos profissionalizantes, aumentando as chances de uma vaga no mercado de trabalho com melhor salário e maior perspectiva de crescimento.

Informações
A maioria das escolas está em fase de registro de estudantes e as aulas iniciam nos próximos dias. Saiba qual a escola ou entidade que oferece o programa mais próximo de você:

Miami-Dade: www.dadeschools.net/schools/schoolinformation/?type=9#list

Broward County: www.browardcommunityschools.com/home/academic-programs/esol/esol-locations-and-hours.aspx

Palm Beach County: www.palmbeachschools.org/ace/other/schools.asp

37 ideias sobre “Estrangeiros têm a oportunidade de estudar inglês gratuitamente em escolas públicas

  1. Olá boa tarde, gostei muito da matéria sobre os programas de cursos gratuitos na Florida, morei em Boston e por lá não tem esses programas, enfim to querendo voltar aos EUA e fazer esse curso, como vi te tem bastante gente com interesse no mesmo, vamos montar um grupo e alugar uma casa e dividir o aluguel, assim não fica caro para ninguém, todo terão o conforto necessário, já estou em contato com as escolas participantes dos programas de gratuidade.

    No Aguardo,

    Juliana Alves

    • Oi Juliana,ótima sua dica…vc já tem uma ideia de quando pretende ir?eu tenho interesse em dividir aluguel…estive por lá no inicio do mês e voltaria numa boa…minha unica dúvida é em relação ao visto…sabe se é necessário visto de estudante pra fazer o curso?

      • Olá Juliana e Priscila, tenho muito interesse e sempre estou pesquisando sobre o tema, estou no mesmo caminho que vocês, fiquei sabendo dessas aulas através de um vídeo no youtube, curso de inglês de graça ou “quase” de graça em Orlando, se não me engano a descrição do vídeo á assim, é um canal de uma brasileira Gel de Idéias, no vídeo ela explica como funciona e diz que com o visto de turista é possível de matricular no curso de inglês. Vou deixar meus contatos para que possamos conversar com maior facilidade.

        Segue meus contatos para troca de ideias:
        Bruno Schiavon
        (11) 98138.5557 Whats app
        brunoschiavon@hotmail.com

        Valeu

    • Olá, eu e minha esposa também temos interesse em dividir despesas para estudar em Orlando. Se puder entrar em contato (favipes@hotmail.com) para conversarmos… Sou do Rio de Janeiro. Obrigado.

    • Olá, Boa noite, eu estou interessada também a dividir aluguel, para sair mais em conta, e procurando um curso gratuito nos EUA, pretendo ir no proximo ano, envie email para contato para nos comunicar.

      • Oi gente, gostei da sua ideia, juliana! Fiquei sabendo que tem programas de estudar de graça em alguma universidade da california e desde entao pesquiso muito sobre isso, entao se vocês quiserem formar um grupo no whatsapp e trocarmos idéias e informações seria ótimo. Gostosa ideia de dividir a casa também. Rs Segue meu contato p/ whatsapp (61)95530767

    • Olá Juliana Alves,
      Por gentileza tenho interesse tb de dividir aluguel, estou pesquisando vários lugares, mas estou achando muito caro para arcar com todas as despesas. Segue meu contato:
      marlene.nagahama@gmail.com, se possível enviar o seu email, ok? Novas turmas já começam em 12/janeiro/2015.
      Obrigada.

    • Boa noite tenho muito interesse em obter informações para fazer um curso em Miame de ingles ja tenho conhecimento e quero me aprimorar, a ideia é ir em Janeiro fazer 1 mes de curso sem vinculo com agencias , pois custam muito e acomodação ,ja estive por duas vezes em Miame ,mas não conheço muito desejo um lado onde só fale inglês.Por favor me ajude. Obrigada Luciana

  2. Olá
    Tem curso em escola pública que eu pudesse frequentar por
    quinze dias. Vou ficar na cada de minha filha nesse tempo
    E gostaria de aproveitar p melhorar meu
    Inglês
    Ela mora em hollywood Miami
    Px a sheridan
    Grata

  3. Eu me chamo Rayssa tenho 14 anos e gostaria muito de fazer esse curso de inglês em nova york, pois tenho muita vontade de conhecer essa cidade maravilhosa que nova york, não tenho muita condição de pagar uma escola dessas no exterior …

  4. Olá,

    Boa tarde!

    Tenho interesse nesses cursos gratuitos, mas gostaria de saber mais sobre como funciona, qual o procedimento, etc.

    Obrigado pela atenção.

    Caio.

  5. Olá tudo bem, gostaria muito de ir para Miami com minha família estudar inglês e trabalhar, saberia dar informações como e onde poderíamos ficar. Obrigada!!!

  6. Gostaria muito de poder estudar fora o inglês, e de graça então seria de bom agrado. Uma vez que tenho que arcar com moradia e alimentação, ficaria bem caro também pagar um curso. Você sabe me informar se tem em New York esse curso? Tem os endereços? Agradeço desde já.

  7. Ola Simone !
    Achei muito interessante sua materia sobre os Cursos para Adultos em Miami. Gostaria de saber se voce tem maiores informacoes e principalmente contatos, pois entrei nos sites das Escolas e as informacoes sao dispersas. Acabei enviando um email a um “Vice Chair” mas ainda nao obtive retorno. Obrigada pela atencao, aguardo seu retorno.

  8. Tenho muita vontade de estudar Inglês em uma escola pública pelo fato de que as escolas de inglês de universidades, por exemplo, tem um custo muito alto. Você tem conhecimento sobre essas escolas públicas em Chicago ? Se puder me informar, ficarei muito agradecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>