DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Natal Luz – Volte a acreditar na magia do Natal!

Natal de 1991. Na época, não havia lugar marcado.

Participo do Natal Luz desde o princípio, há 32 anos, quando era um evento de apenas uma noite, ao redor do Lago Joaquina Rita Bier, reunindo a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ( OSPA) e corais que vinham de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Comparado ao que o evento é hoje, era muito simples, mas super emocionante.

Lembro do Natal de 1991. Na época, não havia lugar marcado. Tinha uma agência de viagem e organizava grupos para assistirem o Natal em Gramado. Assim, iamos para o local guardar lugar enquanto o resto do pessoal passeava pela cidade.

Além de organizar o grupo, minha mãe se vestia de Papai Noel e eu de Mamãe Noel e nos integrávamos as comemorações, interagindo não só com o nosso grupo, mas com toda a audiência. Ainda se pode ver ao fundo as hortênsias, o que hoje em dia não é mais possível, porque foram construídas arquibancadas e os lugares são marcados. Dão mais conforto aos assistentes, mas tiraram a integração com a natureza, que é tão linda em Gramado.

Minha mãe se vestia de Papai Noel e eu de Mamãe Noel.

Uma noite de muita emoção, quando os corais entravam carregando velas acesas e compondo o palco ao redor da orquestra. Só esta entrada já acelerava o coração.

O mentor disto foi o inesquecível maestro Eleazar de Carvalho, que a época regia a OSPA .

Com toda razão, o Maestro Eleazar de Carvalho tem um busto numa das esquinas mais importantes de Gramado.

Hoje o Natal Luz é um dos maiores eventos do Brasil!

Nesse período, Gramado fica ainda mais alegre, toda iluminada para o Natal e com uma atmosfera contagiante. Além da iluminação e da decoração natalina que ganha as ruas da cidade, acontecem vários shows, musicais e espetáculos que trazem à tona a magia de uma das datas mais celebradas pelos brasileiros e cristãos ao redor do mundo.

As atrações do Natal Luz são conhecidas em todo o país e a cada ano se renovam e recebem algum diferencial.

Todos os anos, o Natal Luz começa e termina em datas diferentes, geralmente se inicia no final de outubro e vai até meados do mês de janeiro. Ao longo de todo esse período, são realizadas dezenas de apresentações teatrais e musicais de acordo com um calendário que é amplamente divulgado, com horários e locais. Existem as atrações públicas e gratuitas, que geralmente acontecem em locais abertos, e há as atrações mais elaboradas que são reservadas ao público pagante.

Gramado é um lugar bem diferente de outras cidades do Brasil, sua estrutura turística é muito boa e seus eventos costumam ser bem organizados.

Sempre digo que o segrêdo do evento é que ele começou da comunidade, que enfeitava os pinheirinhos no centro e se redescobria a cada ano.

E não que tenha sido fácil. Corrupção e problemas também tiveram, porém os gestores e responsáveis souberam tomar as rédeas e sempre colocar o trem de volta aos trilhos.

Os espetáculos são de primeiro mundo, tanto na cenografia, quanto no vestuário, som e luzes.

Natal Luz

PROGRAMAÇÃO
LAGO JOAQUINA RITA BIER
Este é o local em que se iniciou o Natal Luz, com os corais.Depois criaram um espetáculo de som e luzes, com um equipamento importado da Holanda. Este evento se chamava Nativitaten e foi mostrado vários anos.

Uma tradição que vem desde o inicio do Natal luz é a distribuição de velinhas para toda a audiência para que juntos cantem a mais famosa música de Natal Noite Feliz. Para mim é um dos momentos mais emocionantes de todas as programações de Natal, pela magia das luzes das velas e integração do público. Fica difícil segurar o lenço e segurar a vela. Foto Silvana Mandelli 2012

Uma emoção enorme poder participar deste evento com minha neta. Foto Silvana Mandelli 2016
A seguir, passaram a apresentar Eu sou Maria, uma história de Natal baseada na mãe de Jesus, misturando muito bem canções populares gauchas, com músicas de Natal.

A novidade para 2017 é a apresentação que chamaram de REENCONTROS DE NATAL, que ainda não assisti, mas parece ter uma proposta muito atual

Vivemos uma época em que os filhos e netos se espalham ao redor do planeta, em busca de outras oportunidades e vivências. Os jovens ganham asas, partem para o mundo e a casa dos pais e avós fica cheia de saudade e memórias. Nesta época é tempo de reencontros, é tempo de voltar para casa, reforçar nossas raízes e afetos, lembrar o verdadeiro espírito do Natal e viver uma inesquecível Noite Feliz!
O espetáculo do Lago conta uma história única, que é sua também: um reencontro de uma família embalado pelas mais belas canções de Natal. Cantores, músicos e artistas, vão apresentar um repertório empolgante em um cenário grandioso. A plateia vai cantar junto e se emocionar com os clássicos nacionais e internacionais. Um show pirotécnico e um grande elenco farão dessa noite a mais especial de todas!

GRANDE DESFILE DE NATAL
O Desfile de Natal começou a ser feito na rua, quando eram montadas arquibancadas para as noites de apresentação.

Porém isto criava muito problema de logística no trânsito da cidade, que já é pequena.

Então transferiram o Desfile para o Centro de Exposições, aonde ele é fixo e pode ser apresentado mais vezes, sem perturbar o centro da cidade. Particularmente integrar o Desfile na Cidade era mais bonito, mas infelizmente não foi possível manter.

O tema do desfile é a magia de voltar no tempo, de rever o que nos emocionava quando éramos crianças. Uma produção enorme, com mais de 1000 pessoas envolvidas, faz O MAIOR DESFILE DE NATAL DE TODOS OS TEMPOS. O público pode relembrar o que aconteceu no mundo em 30 anos de Natal Luz: na música, na moda, nos brinquedos, nas roupas, nas atitudes. Efeitos especiais, música cativante e muita animação são os ingredientes para esta viagem no tempo com muita participação da plateia. O público é estimulado a dançar e brincar junto com os personagens e fazer deste Natal o melhor de todos até hoje e no final neva, o que faz a alegria de todos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,

Silvana Mandelli
Silvana Mandelli
Brasileira/americana, Silvana Mandelli resolveu, na terceira idade, escrever sobre suas experiências de vida, principalmente sobre viagens, sua grande paixão. Em seu blog "De bobagens a viagens", também compartiha aprendizados, observações sobre aquele assunto que estiver na mente e experiências que deram ou não certo, podendo assim deixar um legado para sua neta. Blog: www.debobagensaviagens.com
227