DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Mulheres que dormem mais têm menos chances de engordar

As mulheres de meia-idade que dormem bem – pelo menos sete horas por noite – têm menos chances de engordar, segundo um estudo que confirma outras pesquisas que relacionam a falta de sonho ao ganho de peso. É uma questão preocupante em uma sociedade cada vez mais insone, principalmente desde a chegada da Internet, e onde a obesidade é um dos mais graves problemas enfrentados pela saúde pública.

O estudo, que acompanhou a trajetória de 68 mil mulheres de meia-idade durante 16 anos, chegou à conclusão de que aquelas que dormem mais à noite têm uma tendência menor a engordar com o passar do tempo. As mulheres que dormem em média cinco horas têm três vezes mais probabilidade de engordar que aquelas que o fazem durante um mínimo de sete.

A explicação deste fato não está clara: a maior parte dos especialistas acredita que a falta de sono altera o funcionamento dos hormônios que regulam o controle do apetite, embora haja quem pense que as pessoas que dormem menos comem mais e fazem menos exercício por causa do cansaço.

Neste estudo, os autores descartaram que o ganho de peso seja fruto das calorias extras, pois aquelas que dormiam menos também comiam menos, e as diferenças em atividade física também não pareciam influir no acúmulo de quilos.

Embora as razões não estejam claras, parece não haver dúvida de que o sono tenha influência no peso. “Aumentar as horas de sono entre aquelas pessoas que dormem menos de sete horas cada noite pode representar um método inovador de evitar a obesidade”, declararam os autores do estudo, elaborado pela Universidade de Cleveland e publicado no American Journal of Epidemiology.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153