DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Morre em Fort Lauderdale o criador das câmaras de oxigênio

Por Atilano Muradas

O Dr. Richard Neubauer era pouco conhecido dos brasileiros, mas mundialmente reconhecido pela classe médica. Neurologista formado pela Universidade de Virgínia, em 1947, Neubauer lutou contra tudo e contra todos para implantar suas idéias revolucionárias ligadas ao tratamento com as Câmaras Hiperbáricas de Oxigênio.

A Câmara Hiperbárica é um equipamento destinado às pessoas que se submeterão a sessões de oxigenoterapiahiperbárica(OHB). No tratamento, o paciente recebe oxigênio puro numa pressão um pouco maior que a pressão atmosférica, de modo a aumentar sua concentração na corrente sangüínea, e conseqüentemente, nos demais tecidos do corpo. Com oxigênio ou outras misturas gasosas, a câmara hiperbárica é um fator essencial no tratamento de pacientes queimados e com infecções recorrentes, com envenenamento por monóxido de carbono, com embolia devido a acidente de mergu-lho e diabéticos com processo de gangrena em estágio avançado.

Na época, devido à falta de apoio, o Dr. Richard Neubauer decidiu comprar suas próprias máquinas e instalou-se em Fort Lauderdale, desde 1973. Hoje, suas câmaras de oxigênio são utilizadas em mais de 77 nações, inclusive o Brasil, como complemento no tratamento de inúmeras doenças.

O Dr Neubauer, conhecido também por sua personalidade fascinante, foi um grande pai de família. Deixou duas fi-lhas, Ginger e Marion, dois filhos, David e Richard Júnior, também médicos, além de sua esposa, Winkie.

Seu grande amigo, Leonardo de Oliveira, brasileiro proprietário da Therapies 4 Kids que funciona ao lado da clínica do Dr. Neubauer, diz que ele partiu feliz. “Ele disse que queria uma festa no seu funeral, pois conseguiu o objetivo de ajudar pessoas em mais de 77 países”, disse.

O Dr. Neubauer partiu aos 90 anos, dormindo, em sua residência.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
164