DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Missão tripulada da China retorna do espaço

A nave espacial chinesa Shenzhou 6 voltou em segurança para a Terra depois de cinco dias em órbita, na segunda missão tripulada da China.
A cápsula, levando dois astronautas, pousou na manhã de segunda-feira na região autônoma da Mongólia Interior, às 4h32 no horário local (17h32 de domingo no horário de Brasília) e teria pousado com a ajuda de pára-quedas a apenas um quilômetro de seu alvo estabelecido.

Com esta segunda missão tripulada, a China é o terceiro país do mundo a colocar, com sucesso, um homem no espaço, seguindo a Rússia e os Estados Unidos. A primeira missão tripulada chinesa ocorreu em 2003.

Clique aqui para ver as fotos

Logo depois do pouso os dois astronautas fizeram uma refeição com massa, chá e chocolate, antes de serem levados, de helicóptero, a uma base militar próxima.

“Posso sentir que muitos estão pensando em nós. Somos gratos por todo o amor e preocupação de nossa terra e seu povo”, dise o astronauta Nie Haisheng a jornalistas.

Os astronautas já passaram por exames médicos e estariam em bom estado de saúde.

Gravidade

A jornada dos astronautas Nie Haisheng e Fei Junlong começou na quarta-feira.

A agência de notícias chinesa Xinhua informou no domingo que a missão “conseguiu exectutar as experiências planejadas além de acumular registros técnicos visuais valiosos” para o programa espacial tripulado chinês.

“Estamos nos sentindo bem, nosso trabalho está sendo feito facilmente e nossa vida é feliz”, teria dito Fei Junlong pouco antes de iniciar a reentrada na atmosfera.

Antes da reentrada, a Shenzhou 6 apresentou um leve desvio de sua trajetória original, causado pela tração gravitacional da Terra.

O ajuste foi feito com o disparo dos pequenos foguetes, para dar o “empurrão” necessário, alterando a altitude da nave em 800 metros, segundo jornais locais.

Especialistas em viagens especiais afirmam que estes ajustes são rotineiros.

O governo da China espera estabelecer uma estação espacial dentro de cinco anos e, no futuro, colocar seu primeiro astronauta na Lua.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152