DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

México pode dificultar entrada de brasileiros

Como resultado da pressão do governo americano, o México estuda a possibilidade de romper um acordo assinado com o Brasil para começar a exigir vistos de entrada para cidadãos brasileiros. A proposta tem como objetivo reduzir o número de imigrantes ilegais que saem do Brasil e usam o México como porta de entrada para os Estados Unidos. O cônsul americano na cidade de Matamoros, no México, John Nalland, pediu ao governo mexicano que passe a exigir o visto de brasileiros como forma de impedir a imigração clandestina para os Estados Unidos.

Matamoros fica na fronteira, exa-tamente numa das rotas utilizadas por quem pretende entrar em território americano. Em 2004, em média, 217 brasileiros entravam por mês nos Estados Unidos pela fronteira do México, na região do estado do Texas. Em 2005, essa média passou para 1.640 brasileiros por mês. A polícia americana de fronteira atribui esse crescimento ao fato de o governo mexicano não exigir visto para os brasileiros.

Devido ao número cada vez maior de imigrantes tentando atravessar, a vigilância na fronteira no lado americano está mais rigorosa. Mais de quinze mil agentes fiscalizam a região em torno da cidade de Maccallen.

O rio Grande é monitorado por câmeras e tem iluminação durante a noite, quando muitos tentam a travessia. Apesar do perigo, famílias inteiras têm tentado atravessar, inclusive com crianças. A embaixadora do México disse em Brasília, que os brasileiros, ao lado dos equatorianos, são os que mais dão trabalho às autoridades mexicanas na fronteira com os Estados Unidos. Eles contratam os “coiotes”, agenciadores que prometem facilitar a entrada dos clandestinos em território americano.

Segundo Cecília Soto, o México estuda a possibilidade de fazer uma campanha de esclarecimentos para que os imigrantes não tenham falsas ilusões e espera contar com a ajuda do governo brasileiro. “As autoridades mexicanas e brasileiras podem trabalhar juntas contra esse tráfico humano. Há várias ações que podemos fazer, como um agressivo programa de informação para os possíveis viajantes brasileiros informando dos perigos e da verdade”.

O tema também está sendo abordado na televisão com a novela América da Rede Globo, levando todos os dias para a casa dos brasileiros as dificuldades encontradas por aqueles que em busca do sonho americano tentam entrar ilegalmente no país.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
197