DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Menopausa teria relação com data de aniversário, diz estudo

Vários fatores podem ter causado as constatações
Um estudo italiano sugere que a data de nascimento pode influenciar a ocorrência da menopausa nas mulheres.
A pesquisa observou cerca de três mil mulheres e verificou que as que nasceram durante a primavera no hemisfério norte (março) atingiam a menopausa em média aos 48 anos.

A média das nascidas durante o outono (outubro) foi de 50 anos.

O estudo que será publicado na revista Human Reproduction levou em conta fatores que influenciam a menopausa, como o peso e o fato de a mulher fumar ou não.

Cautela

Os autores admitem, entretanto, que os resultados podem não refletir a realidade de todas as mulheres.

Isso porque eles observaram apenas pacientes já em clínicas de menopausa.

Os pesquisadores têm algumas teorias para explicar suas conclusões. Uma delas seria que as garotas nascidas no outono apresentariam um desenvolvimento melhor dos óvulos do que as que nasceram na primavera.

“Outra explicação seria que a taxa de mortalidade entre as crianças nascidas no outono seria maior, e a seleção natural escolheria as mais aptas para sobreviverem”, diz Ângelo Cagnacci, da Universidade de Modena.

As mudanças de luminosidade e temperatura causadas pelas diferentes estações do ano também podem influenciar, dizem eles.

O porta-voz da Sociedade Britânica da Menopausa, John Stevenson, diz, no entanto, que “as mulheres não devem se preocupar com essas coisas”.

“Esse tipo de descoberta é boa para cientistas, mas não muito para mulheres comuns. Além do mais você não pode mudar a sua data de nascimento”, diz ele.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
213