DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Marinha argentina confirma explosão de submarino desaparecido

Submarino ARA San Juan Foto La Nacion -Héctor Pristupluk.

A Marinha argentina afirmou nesta quinta-feira, 23, que o “evento consistente com uma explosão” registrado algumas horas depois do último contato do ARA San Juan, próximo à sua última localização conhecida, no último dia 15, foi mesmo do submarino.

Apesar de não precisar a data em que o problema teria ocorrido, um desses registros foi um estalo a cerca de 30 milhas da última localização conhecida do ARA San Juan – a informação foi confirmada por uma agência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) especializada em submarinos, a Ismerlo.

“Recebemos uma informação do embaixador da Áustria sobre um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão”, disse o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. “O evento coincide com a informação recebida pelos Estados Unidos (…) de que foi detectada uma anomalia hidroacústica”.

As famílias da tripulação foram notificadas sobre a nova informação e estão inconsoláveis com a tragédia e revoltadas com a falta de clareza da marinha argentina sobre o que realmente provocou a explosão.

A localização do ruído é compatível com a rota que percorria o submarino, com 44 tripulantes. As buscas foram intensificadas na região desde a madrugada desta quinta, e navios equipados com sensores foram deslocados para investigar o ocorrido, segundo os jornais locais.

Aeronaves dos Estados Unidos e do Brasil começaram a vasculhar a área para tentar localizar o submarino. Atualmente, mais de 10 países continuam na busca pelo equipamento militar.

Com informações da Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
226