DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Mandela lança biografia em quadrinhos

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, lança nesta sexta-feira o primeiro de uma série de nove livros de histórias em quadrinhos que contam sua biografia.
Seis artistas sul-africanos produziram os quadrinhos para ajudar jovens a redescobrirem a história do país.

Um milhão de cópias do primeiro volume, chamado Um Filho do Cabo Leste, estão sendo enviadas para escolas e jornais para distribuição gratuita.

O primeiro capítulo da biografia em história em quadrinhos mostra as condições de vida da maioria dos sul-africanos, retratando Nelson Mandela como uma pessoa normal, que viveu em uma cabana de barro e que conseguiu grandes feitos.

História

O artista gráfico liderando o projeto, Nic Buchanan, afirmou à agência de notícias Reuters que o objetivo é denunciar a imprecisão da história ensinada nas escolas durante a época do regime do apartheid.

“A história que nos ensinaram começou com a chegada de Jan van Reibeeck em 1652”, disse Buchanan, se referindo ao primeiro colono holandês branco a chegar à África do Sul.

“Tudo o que aconteceu antes disse era descrito como selvageria ou barbárie. Todas as histórias sobre heroísmo envolviam apenas os brancos”, afirmou.

Buchanan se refere às civilizações africanas como o reino Mapungubwe, que chegaram ao apogeu por volta do ano 1200 na área onde atualmente as fronteiras entre a África do Sul, Zimbábue e Botswana se encontram.

Segundo a agência Reuters, arqueólogos descobriram os tesouros com ouro desta civilização em 1933.

O governo branco da África do Sul manteve este fato escondido até 1994, quando Nelson Mandela, depois de ter ficado preso durante 27 anos, foi eleito para ser o primeiro presidente negro do país.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
245