DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Livro indica papa de feijão preto para evitar calvície

Homens e mulheres perdem cabelos todos os dias. Alguns fios nascem, outros caem em uma renovação aparentemente normal. Mas pode haver uma mudança de ritmo no desenvolvimento do couro cabeludo e a queda começar a ficar acentuada. Para o médico Mauro Perini, muitas das descobertas atuais dos cientistas coincidem com o que os chineses já sabiam há muito tempo. Foi pensando assim que escreveu o livro Terapia Dietética Chinesa (Edições Loyola, 246 págs., R$ 35,00).
Mauro Perini é especialista em medicina tradicional chinesa e fundador do Spa Clínica Yan Sou, em Bragança Paulista (SP). Seu livro traz diversos exemplos de que forma hábitos milenares dos orientais influem na saúde. A obra se baseia nos mesmos princípios usados, por exemplo, na acupuntura, prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

A queda capilar pode ser decorrente de distúrbios imunológicos, entre eles a depressão, prejudicando o coração e o baço, que não conseguem nutrir o cabelo; ou à deterioração e exaustão do fígado e do rim e deficiência do sangue, levando à desnutrição da pele e do cabelo. A depressão consiste em um grupo de doenças marcadas pela paralisação de QI, com interrupção do funcionamento normal dos órgãos internos culminando na má circulação.

Alopecia areara (termo cientifico) é a queda repentina de cabelo em áreas redondas ou formas irregulares na cabeça com margens claras. Não há bolhas, erupções ou pápulas. As manchas ficam maiores ou aumentam num período curto de tempo. Nessa patologia, normalmente não há sintomas subjetivos, com poucos casos podendo ser coceira ou dor aguda na área afetada antes do início. Mas o que poucos sabem é que está doença atinge ambos os sexos e caracteriza-se na mulher por um desaparecimento de fios no alto da cabeça, sendo mais difícil de ser percebida do que a calvície masculina.

Arroz e feijão

Em geral, o tratamento para combater a queda anormal de cabelo é longo e complexo. Por meio da cultura milenar, Mauro Perini demonstra que sementes de loto moídas depois de assadas e arroz fervidos para fazer uma papa são excelentes maneiras de lutar contra a calvície. Mais uma opção é a papa de feijão preto, que possui a finalidade de fortalecer o fígado e o rim, além de nutrir o sangue. Sementes de uva, tâmara, nozes, gergelim, trigo, entre outros, também podem ser usados para esta condição.

O livro Terapia Dietética Chinesa traz, com uma linguagem clara e acessível, diversos outros exemplos de relações entre alimentos e a energia do homem. A obra está dividida em três partes: a primeira expõe a teoria da Tradicional Medicina Chinesa, com um resumo da história e dos métodos de tratamento. A segunda parte descreve a função energética de vários alimentos e a terceira traz orientações dietéticas, não só para calvície mas para outros males de origens e tratamentos pouco conhecidos pela medicina tradicional.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196