Estreou na última sexta-feira, dia 22 de julho, Lights Out, marcando a estreia do diretor sueco David F. Sandberg nas telas grandes. Durante o dia de imprensa, tive a oportunidade, ao lado de outros colegas de profissão, de conversar com o diretor, e também com sua esposa e parceira criativa, Lotta Losten, e escutar sobre a sua incrível jornada da Suécia até Hollywood. Os dois falaram sobre suas inspirações, pisar pela primeira vez no set de filmagem, as vantagens do avanço da tecnologia e muito mais.
Lights Outs é baseado no curta de mesmo nome de David F. Sandberg que também assina a direção do longa que foi traduzido para as telas grandes com a ajuda de James Wan. O roteiro é de Eric Heisserer. Quando seu irmão, Martin, experimenta os mesmos eventos que, uma vez testou sua sanidade, Rebecca tenta desvendar a verdade por trás do terror, que a traz de frente com uma entidade que tem um apego à sua mãe, Sophie. No elenco estão Maria Bello, Teresa Palmer, Alexander DiPersia, Gabriel Bateman, Billy Burke, Alicia Vela-Bailey, Lotta Losten, entre outros. Lawrence Grey e James Wan assinam a produção.
Parabéns pelo filme! Que tipo de gênero você cresceu assistindo que pode ter influenciado o seu caminho criativo ou que você está interessado em escrever ou dirigir nesse momento?
David - Eu cresci assistindo muito filmes de horror, de todos os tipos. Mas os meus gostos mudaram ao longo dos anos. Quando eu era criança, eu costumava assistir Nightmare on Elm Street e um monte de filmes de terror italianos dos anos 70 e 80. Naquele tempo, eu gostava de filmes de terror sangrentos. Agora estou mais para o suspense, criando algo que não é somente sobre o sangue, então eu sempre procuro por algo diferente.
Vocês são da Suécia, onde vocês criaram o curta-metragem Lights Out. Então, quando James Wan te ligou, como vocês reagiram?
David - Foi uma experiência surreal. Acontece que fizemos eeste curta sem dinheiro, em casa lá na Suécia.
Lotta - Apenas nós dois.
David - Sim, fizemos isso para uma competição. Alguns meses depois, achamos que era só isso, porque eu ganhou o prêmio de diretor, mas não a competição em geral. Mas, alguns meses depois, o curta explodiu online. Ele começou a ter milhões de visualizações, e estávamos como…
Lotta - O que significa tudo isso? São apenas números, ou isso significa algo mais promissor?
David - Então, todas essas pessoas de Hollywood queria falar com a gente. Eu estava sendo contactado por agentes, produtores e estúdios. Eu tive que fazer uma planilha com todos as pessoas que eu tinha falado, apenas para ter sob controle. Eu tive que abrir uma conta IMDb Pro só para ver quem era quem [risos]. E um dos primeiros produtores que entrou em contato foi Lawrence Grey, que era alguém que eu realmente me senti conectado, e parecia que ele sabia o que estava fazendo. Ele estava realmente interessado em fazer do curta um longa. Ele tinha falado com James Wan sobre fazer alguma coisa juntos, e ele imaginou que talvez esse poderia ser o projeto.
James viu o curta online e realmente gostou, mas ele não sabia se seria o suficiente para um filme. Então eu escrevi um rascunho do que eu queria na história e as personagens que Lawrence entregou a James. Ele realmente achava que isso poderia virar um filme.
Lawrence nos trouxe para Hollywood por algumas semanas para encontrar com James, e James conseguiu envolver a New Line Cinema. E tudo se resolveu tranquilamente e sem problemas. Algumas pessoas dizem: "Não se acostume com isso," [risos] porque não é geralmente a forma como acontece.
Lotta – Toda semana eles diziam que teríamos mais informação na próxima semana, e nós apenas ficamos esperando e esperando. Eu trabalhava. Eu avisei meu chefe que poderia estar indo para Hollywood há qualquer momento, mas eu não sabia. Eles fizeram parte de toda esta história. Mas quando Hollywood chamou e disse: "Vai acontecer, vem na sexta-feira," eu tive que sair do meu emprego. Eles não podiam me dar tanto tempo fora, mas eles disseram: "Se você voltar em alguns meses, você tem o seu emprego de volto. Nós faremos isso por você." Ai, percebemos que não voltariamos em poucos meses.
David - Aconteceu tão rápido. Apenas trancamos a porta de casa e entramos no avião. Para a primeira semana, o estúdio pagou o hotel aqui, e depois tivemos de encontrar lugares na Airbnb onde poderíamos ficar.
Lotta - Não conseguimos alugar nada, porque não tínahmos uma pontuação de crédito aqui, e nós não sabiamos quando voltariamos para casa, por isso foi mês a mês. Em janeiro desde ano, finalmente conseguimos alugar um verdadeiro apartamento.
David – Nós entramos nessa aventura só para ver o que iria acontecer. Quando chegamos aqui, nós fomos convidados para uma festa do filme Furious 7 onde estavam comemorando o sucesso de James. Nós tínhamos acabado de chegar aqui, portanto, não tínhamos nenhum dinheiro. Tivemos que pedir emprestado para nossos pais. Ai, fomos convidados para ir a esta mansão em Beverly Hills com essas celebridades e nós sentimos como uns impostores suecos, sem dinheiro, quebrados e que tinha acabado de entrar em uma em Hollywood. E ai ficamos de pé em um canto falando sueco, tentando parecer que sabíamos o que estávamos fazendo, mas só diziamos um para o outro: "Isto é tão estranho."
Como foi primeiro dia no set de filmagens?
David – Muito intimidante. Eu nunca tinha estado em um set de filmagens antes, e agora lá estava eu, pela primeira vez, e era o diretor. Havia tanta coisa que eu não sabia. Nós fomos levados para o outro lado do mundo, e lá eu estava prestes a coordernar minha equipe de filmagens. Nós realmente vamos fazer um filme, e eu ainda não estou acreditando. Tive que perguntar para o primeiro assistente de direção: "Quando posso realmente dizer 'ação'?", porque eu não sabia [risos]. Esta foi uma escola de cinema para mim, apenas aprender como tudo funciona, e eu aprendi muito.
Considerando o fato de que tudo isso aconteceu por causa de um curta-metragem que foi publicado online, como a moderna tecnologia pode abrir portas para a criatividade e para os cineastas aspirantes?
David - É a melhor época para ser um cineasta, porque você tem todas essas modernas ferramentas disponíveis. Você pode gravar áudio com fáceis dispositivos, e até mesmo um filme no celular. Realmente, não há ninguém te impedindo a criar. Você pode colocá-los online onde todos possam assist-los. Existe também essas comunidades de pessoas que compartilham os seus conhecimentos em como usar os softwares ou como você pode construir sua própria dolly. Existe escola de cinema e exibições de filmes online.
É estranho, porque você nunca sabe o que vai entrar em ressonância com as pessoas, então eu acho que a única coisa que você pode fazer é seguir a sua paixão, e fazer o que quiser, não o que você pensa que os outros vão gostar. Não tínhamos ideia de que o nosso curta de dois minutos e meio levaria a tudo isso. Isso foi apenas um curto entre muitos que íamos fazer.