DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Lei dos EUA evitaria golpes com roubo de identidade

O Congresso norte-americano estuda uma lei para evitar problemas envolvendo o roubo de identidades –esta semana, por exemplo, o HSBC notificou cerca de 180 mil pessoas sobre o possível vazamento de informações de cartões de crédito.

Essa medida obrigaria todas as empresas a divulgar esse tipo de vazamento para que seus clientes pudessem se proteger contra possíveis fraudes. Uma lei parecida já está em vigor na Califórnia e outros 30 Estados consideram seguir esse exemplo.

“A divulgação desses acontecimentos constrangedores vai contra os esforços do FBI e o Departamento da Justiça, que há anos tentam proteger empresas de escândalos envolvendo roubo de informações confidenciais”, afirma a agência de notícias Associated Press.

A FTC (Federal Trade Commission, nome em inglês para comissão federal de comércio) e um comitê do Senado disseram apoiar uma lei como essa, que parece ser inevitável quando os dados de milhões de pessoas podem cair nas mãos de piratas virtuais.

“O Congresso terá de olhar a questão de maneira muito séria, e criar leis para esse assunto. Ninguém deu ao problema a devida atenção”, disse à agência de notícias o senador Charles Schumer.

“A última coisa que uma empresa quer é avisar seu cliente que todos os seus dados pessoais podem estar nas mãos de um pirata virtual”, afirma Keath Nupuf, diretor de tecnologia da CardCops. Essa organização monitora salas de bate-papo e outros meios de comunicação virtual para identificar o tráfego de informações roubadas.

Somente nesta semana, a companhia contatou 80 pessoas, avisando que suas informações pessoais –inclusive as financeiras– estavam sendo negociadas por pessoas mal-intencionadas no universo virtual.

Segundo a FTC, a categoria “roubo de identidade” respondeu por 39% de todas as queixas de consumidores em 2004. Por cinco anos consecutivos, esse problema lidera a lista das reclamações mais comuns.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196