DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Jovem beneficiário do DACA é detido por contrabando de brasileiros na fronteira

Os jovens aguardam processo de deportação. Imagem: Border Patrol.

Agentes do Border Patrol (Patrulha da Fronteira) prenderam só neste mês, em momentos diferentes, dois jovens que vivem nos Estados Unidos sob a proteção do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) por contrabando de imigrantes no Texas, um deles contrabandeava brasileiros.

As detenções ocorreram em ocasiões separadas, porém no mesmo local e de forma semelhante. Os dois jovens foram detidos ao tentar atravessar a fronteira escondendo os imigrantes dentro de porta-malas de carros.

No primeiro caso, agentes da Patrulha da Fronteira desmantelaram a ação no dia 4 de outubro, depois que pararam em um ponto de controle na Interstate 35, no Texas, e descobriram dois brasileiros escondidos no porta-malas. O motorista do carro é um jovem da Guatemala e havia sido aprovado para o DACA em 2016.

Três dias depois, no mesmo ponto de controle, outro jovem, agora mexicano, foi pego contrabandeando um imigrante do mesmo país também no porta-malas do carro.

Não foram divulgados os nomes dos dois jovens e dos imigrantes detidos. Tanto eles quanto os dois brasileiros e o mexicano estão aguardando o processo para deportação, de acordo com o CBP.

Violação do DACA

O contrabando de imigrantes viola os termos do acordo do DACA, que exige um histórico limpo do beneficiário e essas prisões acontecem em um momento delicado para o programa, uma vez que o Congresso discute o que fazer com os “Dreamers” e podem complicar a imagem dos jovens protegidos, como também daqueles que cumprem a lei, mas são vítimas das circunstâncias.

O programa está em análise no Congresso, onde Democratas e alguns republicanos pedem uma rápida legalização e um caminho completo para a cidadania, enquanto a administração Trump assegura que o programa não é compatível com a cidadania plena e estuda um projeto de lei com medidas rígidas de execução.

Até meados deste ano, cerca de 2.139 sonhadores tiveram o status de DACA revogado, dos quase 800 mil jovens aprovados para o programa – uma taxa incrivelmente baixa, menos de 1%.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
223