DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

João Paulo II melhora e já respira sem aparelhos

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira(25) o primeiro boletim médico sobre a saúde do papa João Paulo 2º. De acordo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, o papa já respira sem aparelhos, está consciente e tomou seu café da manhã normalmente.

Na noite de quinta-feira (24), João Paulo 2º foi levado novamente ao hospital Gemelli, em Roma, onde foi submetido a uma traqueostomia [intervenção cirúrgica para facilitar a respiração]. De acordo com o boletim médico divulgado nesta sexta-feira, a traqueostomia foi uma decisão eletiva, ou seja, sem caráter de urgência, mas por uma opção médica visando facilitar a respiração do papa.

De acordo com porta-voz do Vaticano, João Paulo 2º tomou café com leite e comeu dez biscoitos salgados durante seu café da manhã, acrescentando que o sumo pontífice está totalmente consciente, de bom humor e chegou a pedir papel e caneta para se comunicar com médicos e pessoas que o acompanham.

Anestesia suave

Navarro-Valls disse que a anestesia geral usada durante a traqueostomia feita no papa foi suave e que, apesar de estar em boas condições, o papa não poderá se comunicar verbalmente por alguns dias.

Além de se recuperar bem, segundo o porta-voz do Vaticano, outro sinal positivo da saúde do sumo pontífice é o fato de ele não ter apresentado febre alta nem infecções desde que deixou o mesmo hospital no dia 10 de fevereiro, para onde foi levado às pressas e ficou internado por dez dias.

João Paulo foi hospitalizado para se tratar de uma crise respiratória causada por laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre também do mal de Parkinson.

Navarro-Valls disse ainda que não havia informações sobre como seria a missa deste domingo, mas que os procedimentos estavam sendo decididos.

Novas informações sobre o estado de saúde do papa serão fornecidas pelo hospital neste sábado, por volta das 12h30 (8h30 de Brasília), mas um novo boletim médico só será divulgado na segunda-feira (28).

Visitas

O vice-secretário de governo italiano visitou o papa nesta quinta-feira depois do final da cirurgia. Letta afirmou a repórteres que João Paulo 2º aparentava estar bem.

Segundo Letta, após a operação o papa levantou a mão, na tentativa de conversar com os médicos, mas foi aconselhado a não falar. “Eu entrei no hospital muito triste e preocupado e saio satisfeito”, afirmou.

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desejou rápido restabelecimento ao papa João Paulo 2º.

“O papa está em nossos pensamentos e em nossas orações e desejamos a ele uma pronta recuperação e o retorno ao serviço de sua igreja e de toda a humanidade”, afirmou Bush, a bordo do avião presidencial Air Force One, depois de seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Bratislava na Eslováquia.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também manifestou sua esperança pela recuperação de João Paulo 2º.

Em comunicado oficial, Lula afirmou que “em seu nome e em nome de todos os brasileiros, desejava os mais sinceros votos pela pronta recuperação do estado de saúde do papa”.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
213