DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Itamaraty recebe carteira de brasileiro seqüestrado no Iraque

Após audiência com o presidente Lula, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que o Itamaraty recebeu – de uma fonte que o chanceler preferiu não revelar – um documento pessoal do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos, seqüestrado no Iraque no dia 19 de janeiro. O ministro informou que o documento – uma carteira de sócio de um clube de mergulho – é o mesmo mostrado em vídeo pelos seqüestradores em imagens divulgadas pela rede árabe de televisão “Al Jazira”, nas quais apareciam também outros objetos pessoais de Vasconcelos, incluindo cédulas de reais.

O chanceler disse ter relatado ao presidente Lula o esforço de diplomatas brasileiros para conseguir a localização e libertação de Vasconcellos. Amorim disse, no entanto, que o documento – uma carteira de sócio de um clube de mergulho – não é um indicativo de que o engenheiro esteja vivo nem de que tenha sido executado pelos seqüestradores. O ministro afirmou que o envio do documento ao Itamaraty “é, na verdade, um primeiro contato”, desde 19 de janeiro, feito por pessoas que eventualmente poderão favorecer um processo de negociação com os seqüestradores.

Amorim pediu a compreensão da imprensa para o fato de que, para não atrapalhar o trabalho de tentativa de localização do engenheiro brasileiro, não podia dar detalhes de como o documento chegou ao Itamaraty. Segundo o chanceler, o governo brasileiro tem esperança de localizar o engenheiro com vida e está avisando a família de Vasconcellos sobre a chegada do documento.

ONU – Na entrevista, Amorim relatou ainda que, durante sua audiência com Lula, o secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, telefonou ao presidente e conversou com ele por cerca de 30 minutos sobre o projeto de reforma da estrutura da ONU. Lula, segundo Amorim, disse a Annan que apoiará o processo de reforma e fará o possível para estar presente à próxima Assembléia Geral da ONU, em setembro, quando será analisada a proposta de mudança.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
197