DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Iraque retoma cidade dominada pelo Estado Islâmico

Iraquianos comemoram a retomada de Mossul. Foto: Stringer / Reuters.

Mossul, a segunda maior cidade do Iraque,foi liberada há poucos dias do domínio dos combatentes do autodeclarado Estado Islâmico (EI), segundo anunciou o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, na última segunda-feira, 10.

Nos últimos meses, com a ajuda de coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas realizaram uma grande ofensiva com apoio de militantes curdos e conseguiram recuperar o controle da cidade.

Por mais de três anos, Mossul, onde viviam cerca de 2 milhões de pessoas, esteve sob controle do grupo extremista e tornou-se o bastião do EI no Iraque, onde o grupo matou milhares de civis e impôs um rígido código a todos os seus habitantes de acordo com sua visão da lei islâmica.

Hoje, após anos de conflito, a cidade vive uma das maiores crises humanitárias mundiais. Milhares de seus habitantes morreram e outras 920 mil ficaram desabrigadas.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) afirmou nesta terça-feira, 11, que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto em um dos ataques da tropa aérea russa ao grupo jihadista nos arredores da cidade síria de Raqqa, segundo o Ministério da Defesa da Rússia. A informação não foi confirmada pelos Estados Unidos.

Com informações da Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
223