DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Inscrições abertas para bolsa de doutorado nos EUA

Cidadãos brasileiros, com diploma de nível superior e desempenho acadêmico comprovado, interessados em fazer doutorado nos Estados Unidos, podem concorrer a bolsas do programa realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Comissão Fulbright. As inscrições ficam abertas até 15 de maio. Os selecionados iniciarão suas atividades no segundo semestre de 2008.

Para participar do Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos da América, também conhecido como Programa Capes/Fulbright, o candidato não pode estar matriculado em programa de doutorado no Brasil, nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de doutorado.

“O oferecimento dessas bolsas é uma forma de complementar os esforços dos programas de pós-graduação no Brasil, no sentido de formar docentes e pesquisadores de alto nível”, diz a coordenadora geral de Programas no Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas. “Por essa razão, só são aceitos projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil,” explica.

Esta edição do concurso traz novidades. “As cartas de recomendação apresentadas deverão conter, além da apreciação de professores ou pesquisadores sobre o candidato, a afirmação de que estão dispostos a exercer, se necessário, a função de tutor do estudante durante a realização do doutorado nos EUA”, informa a coordenadora. Outra inovação é relativa aos locais para a realização do doutorado. “A indicação de nomes de até cinco instituições será atribuição exclusiva dos candidatos. E não mais como acontecia em anos anteriores, quando essa lista era complementada pela Fulbright”, finaliza Maria Luiza.

As bolsas, com duração inicial de doze meses, poderão ser renovadas, dependendo do desempenho do bolsista. A duração total não poderá ultrapassar 48 meses. Os selecionados terão direito a passagem aérea de ida e volta para o bolsista e um dependente; bolsa mensal; auxílio instalação; seguro saúde; além de pagamento de taxas escolares.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152