DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Índia vai montar sistema de alerta contra tsunami até 2007

A Índia, um dos países mais atingidos pelo tsunami que varreu a costa do sul da Ásia no ano passado, terá um sistema de alerta contra ondas gigantes pronto até 2007, afirmaram autoridades na segunda-feira.

Mais de 9.200 pessoas morreram na Índia e mais de 3 mil ficaram desaparecidas depois que o tsunami de 26 de dezembro atingiu a costa do país, varrendo do mapa as remotas ilhas de Andaman e Nicobar. A onda gigante foi provocada por um grande terremoto na Indonésia.

“Todos os principais componentes devem estar em posição em um ano e o sistema de alerta deve estar completamente instalado em setembro de 2007”, disse Harsh Gupta, secretário do departamento de Desenvolvimento Oceânico da Índia, em entrevista a jornalistas.

Autoridades estimam em cerca de 100 bilhões de rúpias (2,3 bilhões de dólares) a quantia necessária para reconstruir a infra-estrutura danificada e as casas de dezenas de milhares de pessoas atingidas pela catástrofe.

Nova Délhi tem recusado ofertas de outros países para a criação do sistema de alerta, mas informou que vai compartilhar os dados que forem captados por sua rede.

O sistema começou a ser montado em fevereiro e inclui sensores que ficam próximos ao leito oceânico, medidores de ondas e bóias que enviam dados sobre as marés do Índico.

O governo indiano estima em 1,25 bilhão de rúpias o custo de instalação do sistema.

Autoridades afirmam que pelo menos 70 por cento dos alertas de tsunamis gerados no mundo são falsos e por isso um dos objetivos do sistema indiano é reduzir a quantidade de avisos equivocados.

“Em um país onde as regiões costeiras são muito povoadas, nós não podemos ter muitos alertas falsos”, disse Gupta.

Além do próprio sistema de alerta oceânico, o governo indiano estuda usar mensagens curtas de texto de telefones celulares para avisar milhares de pessoas nas ilhas de Andaman e Nicobar quando da possibilidade de tsunami.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196