DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Imigrantes ilegais poderão receber apoio das igrejas

Um grupo de igrejas da Califórnia planeja o chamado Movimento do Santuário, para proteger os imigrantes contra as batidas da Imigração e deportações. Os religiosos acham que ajudarão a agilizar a aprovação da lei de imigração, prometida para este ano.

A Reverenda Alexia Salvatierra, diretora executiva do Clero e leigo unidos pela Economia e Justiça, afirmou que o movimento se compara ao dos anos 80, quando refugiados da guerra da América Central eram abrigados pelas igrejas. “A imigração hoje ainda é uma questão de direitos humanos”, disse a Rev. Alexia.

O projeto inclui Los Angeles, Chicago e Nova Iorque. De acordo com o site do movimento, as famílias de imigrantes revelam as injustiças e contradições do atual sistema imigratório dos Estados Unidos. As famílias que necessitam de ajuda estão sendo identificadas pelo movimento, que deve divulgar o plano dentro de algumas semanas.

Plano divide opiniões

Não se sabe ainda se os paroquianos da Arquidiocese Católica Romana de Los Angeles participarão do movimento. A declaração é do porta-voz Tod Tamberg. Os grupos católicos estão divididos entre dar apoio aos imigrantes e fornecer assistência legal.

Segundo Kevin Appleby, diretor de migração e refugiados da Conferência Americana dos Bispos Católicos, abrigar os imigrantes ilegais seria infringir a lei. Mas afirmou que as dioceses possuem bastante autonomia. Os padres seriam instruídos pelo Cardeal de Los Angeles, Roger Mahony, a desafiar qualquer lei que force as igrejas a questionar o status legal dos imigrantes.

Durante o movimento nos anos 80, quando cerca de 200 igrejas participaram, vários ativistas que transportavam imigrantes ilegais de um lugar a outro foram presos. O movimento religioso ressurge exatamente no momento em que o país planeja aprovar a lei de imigração. O projeto ficou estagnado no congresso no ano passado.

Fonte: Comunidade News

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153