DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

IEA prepara plano para enviar gasolina e derivados para os EUA

A IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia) prepara um plano para liberar até dois milhões de barris de petróleo e derivados por dia para os EUA para atenuar os efeitos de uma eventual falta de combustível no país.

A agência já recebeu apoio dos governos da Alemanha e da Espanha. Os EUA enfrentam o risco de uma escassez de combustível devido à paralisação das atividades nas refinarias e plataformas no golfo do México devido à passagem do furacão Katrina.

A IEA, que coordena as reservas petrolíferas de emergência de 26 países, administra os estoques de gasolina de alguns países europeus. Nos EUA, mesmo com o nível considerado alto de petróleo estocado, os estoques de gasolina e de outros derivados estão baixos, o que torna o risco de escassez considerável.

Um porta-voz do Ministério da Indústria da Espanha disse à agência de notícias Reuters que apenas aguardam o pedido formal da IEA para aprovarem o envio de gasolina aos Estados Unidos. Segundo ele, já houve um contato informal ontem.

O chanceler alemão, Gerhard Schröder, também já aprovou o plano da IEA, mas o porta-voz do Departamento de Comércio e Indústria do Reino Unido não comentou a iniciativa da agência.

Os EUA já haviam anunciado nesta semana que irão liberar cerca de 8,5 milhões de barris de petróleo de suas próprias reservas estratégicas para três refinarias no golfo do México, para suprir o país com combustível.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153