DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Human Rights também diz que EUA têm prisões secretas na Europa

A exemplo do jornal norte-americano “The Washington Post”, que nesta quarta-feira publicou reportagem afirmando que os Estados Unidos mantêm prisões secretas na Europa, a organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW), citada pelo jornal britânico “Financial Times”, acusa o governo americano de manter prisioneiros em unidades secretas fora dos EUA, principalmente na Polônia e na Romênia.

“Estamos praticamente certos de que instalações semelhantes existem pelo menos na Polônia e na Romênia”, disse ao “Financial Times” Tom Malinowski, advogado da HRW.

Até agora o governo dos EUA não se manifestou a respeito das denúncias da presença de prisões secretas no Leste Europeu. Segundo o “Washington Post”, que citou fontes americanas e estrangeiras, essas prisões foram abertas em oito países, incluindo Tailândia, Afeganistão e “vários países democráticos do Leste Europeu”, cujos nomes não foram revelados por motivo de segurança.

De acordo com o “Washington Post”, a CIA manteve em “prisão secreta” mais de cem detidos, dos quais 30 são considerados importantes suspeitos terroristas e estão confinados em instalações financiadas pela inteligência dos EUA e administradas por seu pessoal no Leste Europeu.

As instalações para presos dessa categoria na Tailândia e em Guantánamo teriam sido fechadas em 2003 e 2004, respectivamente.

O premiê da Romênia, Calin Tariceano, afirmou que em seu país não há bases da CIA. As acusações também foram desmentidas por um porta-voz do ministro polonês da Defesa, em entrevista ao “Financial Times”.

A Comissão Européia anunciou nesta quinta-feira que irá investigar as informações sobre as prisões secretas mantidas pela CIA no Leste Europeu. Representantes dos 25 países que fazem parte da União Européia (UE) terão que prestar esclarecimentos sobre tais denúncias, informou o porta-voz da organização Friso Roscam Abbing.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153