DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Haitianos protestam em Miami contra fala de Trump

Haitianos marcham em protesto em Miami. Crédito Photo: Andrew Innerarity\ Washington Post.

Uma fala de Donald Trump sobre os imigrantes da América Latina e da África deixou membros da comunidade imigrante nos Estados Unidos bem irritada e gerou protestos em diversos locais. Na Flórida, a comunidade haitiana em Miami , especialmente que mora na “Little Haiti”, área que reúne milhares de cidadãos desse país, saíram às ruas em protesto.

Trump teria se referido com preconceito sobre El Salvador, Haiti e vários países africanos, chamando-os de “buracos de merda”, segundo publicado pelo jornal The Washington Post.

A fala teria sido dita na última quinta-feira durante uma reunião com legisladores na Casa Branca onde a pauta principal foi imigração e foram discutidas também as ações sobre os “dreamers” e a proposta do Congresso para o programa que protege os jovens indocumentados da deportação, o DACA.

O percurso do protesto foi o mesmo onde em 2016 Trump fez uma parada durante sua campanha presidencial e onde hoje dezenas de pessoas se concentraram com cartazes nos quais se liam “O presidente Trump é racista!!!”, “Respeito ao Haiti “e “Não esqueceremos”, bradavam os haitianos em frente ao Little Haiti Cultural Center.

A revolta da população imigrante que se juntou para o protesto também se deve ao fato de o atual presidente ter decidido acabar com o programa de Status de Proteção Temporária para imigrantes do Haiti, que se calcula beneficiava mais de 46 mil pessoas procedentes da ilha caribenha.

Trump negou na última sexta-feira, em várias mensagens do Twitter, ter usado essa expressão, ainda que tenha admitido que a linguagem que usou foi “dura”.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
227