DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Grandes cineastas voltam à competição oficial do festival de Cannes

A seleção oficial do 58º Festival de Cannes marca a volta dos grandes nomes ao evento, como os cineastas Gus Van Sant, David Cronenberg, Wim Wenders, Lars Von Trier e Jim Jarmusch, anunciaram hoje os organizadores.

Depois de uma edição mais eclética no ano passado, diretores consagrados vão disputar o prêmio principal do evento, que acontece entre 11 e 22 de maio. Em 2004, a Palma de Ouro foi concedida ao documentário anti-Bush “Fahrenheit 11 de Setembro”, do polêmico cineasta Michael Moore.

Entre os 20 títulos de 13 países em competição estão “Last Days”, de Gus Van Sant, “A History of Violence”, de David Cronenberg, “Don’t Come Knockin'”, de Wim Wenders, “Manderlay”, de Lars Von Trier, e “Broken Flowers”, de Jim Jarmusch.

Sem documentários ou filmes de animação na competição oficial, a edição de 2005 do festival foi considerada mais conservadora, fato atribuído pelos organizadores como uma conseqüência da produção cinematográfica recente.

“No ano passado, nós queríamos mostrar a importância do cinema de documentário e de animação”, afirmou o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, principal responsável pela seleção de um dos maiores festivais de cinema do mundo.

“Neste ano, há um retorno para um certo classicismo, dos grandes autores, muitos dos quais já estiveram na competição”, afirmou ele durante coletiva em Paris.

O cinema americano é o que se destaca com a maior quantidade de filmes –quatro longas-metragens– na competição oficial do festival de Cannes, cujo júri será presidido pelo diretor bósnio Emir Kusturica.

O único representante latino-americano na mostra oficial será “Batalla en el Cielo”, do mexicano Carlos Reygadas. O diretor foi descoberto em Cannes em 2002 com seu primeiro filme, “Japão”, que foi exibido na mostra paralela e recebeu uma menção honrosa do júri.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
276