DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Gilberto Gil, o músico iluminado

Por: Gene de Souza

Atual Ministro da Cultura e um dos maiores nomes da nossa música, Gilberto Gil vai apresentar o show Gil Luminoso em Miami, tocando os seus maiores sucessos em formato acústico.

Gilberto Gil é música. Ele vive e respira, contempla, adora e cria todos os tipos de música. Até quando ele fala a gente quase que balança com o ritmo de sua voz. Por mais de quatro decadas Gilberto Gil tem encantado o mundo com suas melodias alegres.

Vencedor de vários prêmios Grammy e Latin Grammy, Gilberto Gil se tornou um dos mais importantes e reconhecidos músicos do mundo. Suas primeiras canções nos tempos psicodélicos da Tropicalia deram uma nova cara a música brasileira e influenciaram tudo que veio depois. Desde então Gil tem viajado por vários caminhos musicais como a bossa nova, MPB, misturas de ritmos africanos, samba, reggae, funk, jazz, forró e muito mais.

Independente do estilo escolhido por Gil, o resultado é sempre cheio de ener-gia e emoção. Quem resiste ao ritmo contagiante e euforico de “Palco”? Quem não se emociona com a letra e a melodia delicada de “Estrela”? Assistir a um show de Gilberto Gil é sempre uma experiência fantastica pela beleza das canções e a pura mensagem de paz, harmonia e felicidade que Gilberto Gil transmite ao seu público como ninguém.

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de junho de 1942. Cursando o ginásio, dez anos depois, começa a aprender acordeom por influência do baião e de Luiz Gonzaga.

Em 1959, entrou para o conjunto instrumental Os Desafinados, que se apresentava em festas, boates e clubes de Salvador. Dois anos depois, ao mesmo tempo em que inicia a faculdade de administração de empresas, começa a estudar violão, já sob a influência de João Gilberto e da bossa nova. Seu disco de estréia (um LP com 4 músicas), Gilberto Gil, foi lançado em 1963 pela JS Discos.

No mesmo ano, conheceu Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, com os quais se reuniu no ano seguinte para fazer o show Nós, Por Exemplo, que contava ainda com Tom Zé. Em 1965, Gil muda-se para São Paulo para trabalhar na Gessy Lever. A noite, frequentava bares para tocar e cantar com futuros parceiros, como Capinam, Torquato Neto e Chico Buarque. No final deste ano, grava pela RCA Victor um compacto simples com as músicas Procissão (dele) e Roda (dele e João Augusto).

No ano seguinte, Gil começa a se destacar em programas de televisão, é contratado pela gravadora RCA para lançar seu primeiro LP (Louvação) e abandona o emprego na Gessy Lever.

Em 1967, começa a se desenvolver o tropicalismo – movimento de vanguarda da música popular brasileira – que teria conseqüências profundas na cultura do país e que contava com Gil, Caetano, Gal, Tom Zé, Nara Leão, Mutantes e Rogério Duprat. O disco coletivo dos tropicalistas é lançado em 1968, mesmo ano em que Gil e Caetano são presos em São Paulo, vítimas do Ato Institucional No 5 da ditadura militar, que limitou a liberdade artística dos cidadãos. No ano seguinte, os dois partem para o exílio, em Londres, de onde só retornariam em 1972.

Daí para frente Gil passa a consolidar sua carreira no Brasil e no exterior fazendo vários shows, participando de diversos festivais e programas de televisão e lançando vários discos. Alguns dos mais importantes: Expresso 2222 (1972), Refazenda (1975), Doces Bárbaros (1976, com Bethânia, Gal e Caetano), Realce (1979), Tropicália 2 (1993, com Caetano), Quanta Gente Veio Ver (1998, ganhador do Grammy), a trilha sonora do filme Eu, Tu, Eles (2000), e Eletracustico (2005, ganhador do Grammy).

Gilberto Gil foi convidado para o cargo de Ministro da Cultura do governo.do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2002, cargo que exerce até hoje.

A Turnê Gil Luminoso
Desde 2002 quando Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura, a música teve que ficar em segundo plano.

Gilberto Gil, o artista, teve que limitar as suas apresentações no Brasil e exterior, e por isso não tem vindo aos EUA. Agora, Gilberto Gil retorna à América do Norte pela primeira vez desde 2000 quando lançou o CD “Quanta Gente Veio Ver”. Ele estava já com datas marcadas para 2002 com o show Kaya na Gandaya, mas cancelou tudo quando aceitou o convite do Presidente Lula.

Em 2003 Gilberto Gil foi homenageado pelo Grammy Latino como Personalidade do Ano e teve uma festa maravilhosa no hotel Loews em Miami Beach para convidados ilustres. Gil com sua banda completa fez um show alucinante depois de receber homenagens de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Jorge Ben Jor, Ziggy Marley, Arturo Sandoval e vários outros artistas internacionais.

Gil já visitou os EUA muitas vezes e fez shows em diversas cidades. Mas agora é diferente. Ele é muito mais conhecido mundialmente pelo fato dele ser o atual Ministro da Cultura. Ele foi convidado para tocar nos teatros de mais prestigio do mundo como o Carnegie Hall de Nova Iorque e o Royce Hall em Los Angeles.

Alem disso, ele é um convidado especial da South by Southwest Music Conference em Austin Texas, um dos maiores eventos da indústria da música nos EUA. Depois da conferência, Gil começa sua turnê em Toronto no Canadá, segue para várias cidades no leste e oeste do país, até chegar a Miami e Tampa no estado da Flórida. Esta será a maior turnê de um artista brasileiro nos EUA desde a época que Tom Jobim fazia turnês por aqui nos anos 70.

Turnê Gil Luminoso
• 15/3 Toronto
Massey Hall
• 16/3 Ann Arbor
University of Michigan
• 18/3 Washington D.C.
George Washington University
• 20/3 New York
Carnegie Hall
• 21/3 New Bedford
Zeiterion Theater
• 24/3 Los Angeles
Royce Auditorium
• 25/3 Berkeley
Zellerbach Auditorium
• 27/3 Davis
ondavi Performing Arts Center
• 28/3 Redwood City
Fox Theater
• 30/3 Miami
Carnival Center for the Performing Arts
• 31/3 Tampa
Ferguson Hall

The Rhythm Foundation e Carnival Center for the Performing Arts apresentam:
Gilberto Gil
Sexta, 30 de março, 8 pm
Carnival Center for the Performing Arts, Knight Concert Hall
1300 Biscayne Blvd., Miami
Ingressos $15 – $75, pelo telephone (305) 949-6722 ou www.carnivalcenter.org
Info: www.rhythmfoundation.com or www.carnivalcenter.org

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
156