DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Funeral de Papa será nesta sexta-feira diz Vaticano

O funeral do papa João Paulo 2º será realizado em Roma na sexta-feira às 10h da manhã (5h em Brasília), anunciou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls. A decisão saiu da reunião do colégio de cardeais no Palácio Apostólico, no Vaticano, que deve decidir também quando será a convocação do conclave que deve eleger o novo pontífice. O corpo do papa será levado ainda esta segunda-feira à Basílica de São Pedro, onde o público poderá prestar suas últimas homenagens.

Enquanto um novo pontífice não for escolhido, os cardeais vão se reunir todos os dias para cuidar da direção da Igreja Católica.

Na reunião desta segunda-feira, os cardeais vão abrir o testamento do papa, mas, seguindo a tradição, não vão começar o processo de votação para eleger um novo pontífice até que tenham se passado 15 dias da morte de João Paulo 2º.

Cada um dos cardeais receberá uma cópia das regras da eleição e fará um juramento de manter segredo sobre tudo o que estiver relacionado ao pleito. O segredo também terá de ser observado sobre qualquer assunto delicado que surgir durante o período em que estiverem governando a Igreja.

Assuntos urgentes
De acordo com as regras determinadas pelo próprio João Paulo 2º, os cardeais devem tratar apenas de decisões urgentes e deixar todos os assuntos importantes para seu sucessor. Apesar de eles não discutirem abertamente quem será esse sucessor, os encontros preliminares darão uma oportunidade para que sejam levantadas preocupações gerais sobre o futuro da Igreja Católica.

A principal preocupação dos cardeais agora é preparar a eleição secreta. A escolha do novo papa deve acontecer até o fim deste mês. O colégio de cardeais é formado por 185 religiosos, mas apenas 117 têm menos de 80 anos e podem participar da escolha de um novo pontífice.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196