DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

França e Reino Unido organizam vôo e expulsam afegãos ilegais

Autoridades da França e Reino Unido enviaram pela primeira vez um vôo conjunto de expulsão de imigrantes ilegais afegãos, que partiu com 40 clandestinos com destino a Cabul, informou nesta quarta-feira o Ministério francês do Interior.

A medida foi adotada após a última cúpula de ministros de Interior do G5 [grupo que reúne França, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália], realizada no começo deste mês. No encontro, as autoridades concordaram em reforçar a cooperação entre os países para enviar os imigrantes ilegais a seus países de origem.

No avião, que decolou na noite desta terça-feira, partiram 25 afegãos detidos na França e 15 no Reino Unido, segundo o ministério francês.

Os afegãos que saíram do Reino Unido para integrar o grupo em Paris foram acompanhados de uma escolta policial britânica.

Segundo um porta-voz do governo francês, “foi feito um estudo individual” de cada um dos clandestinos, e por isso a retirada dos afegãos ilegais “não pode ser considerada uma expulsão coletiva”.

Os imigrantes estavam acompanhados por um médico da polícia francesa, por um diplomata do Ministério das Relações Exteriores, por um subdiretor da polícia de fronteiras e por agentes franceses e britânicos.

O vôo conjunto provocou na França protestos de diversas associações de defesa dos direitos humanos e de partidos políticos, que pediram “encarecidamente” às autoridades de Paris e Londres que cancelassem o envio dessas pessoas ao seu país de origem.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196