DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Fórum Brasileiro em Broward

A grande maioria das pessoas com quem tenho conversado sobre a importância de se unir a comunidade brasileira em torno de objetivos comuns, benefícios e reinvindicações que possam de alguma forma atingir aos mais diferentes setores e gêneros de nossa comunidade, apóia irrestritamente a idéia.
Isto é: da boca prá fora.

Reza a nossa tradição brasileira e que é uma das características que – infelizmente – reproduzimos em nossas comunidades no exterior, que o certo é “cada um ir levando a vida de seu próprio jeito” e a simples idéia de reuniões, debates, seminários e fóruns deixa as pessoas de cabelo em pé.

“Esse tipo de coisa é muito chata”, “Não vai dar em nada mesmo”, “Os que inventam essas coisas só estão pensando no próprio benefício”, enfim, frases que tenho ouvido ao longo de quase duas décadas em que vivo intensamente a presença brasileira nos Estados Unidos. E voltei a ouvir nas duas últimas semanas quando me debrucei sobre a responsabilidade de atrair participantes ao Primeiro Fórum Brasileiro do Sul da Flórida.

O evento que acontecerá na terça e quarta-feira (dias 16 e 17) a partir das 6 e meia da tarde, é a primeira oportunidade real e organizada – todos esperamos e apostamos nisso – de colocar num mesmo espaço aqueles que seriam os representantes e líderes de diferentes setores de atuação em nossa comunidade, com integrantes dessa mesma comunidade interessados em sair do mero discurso de “apoio da boca prá fora” e se engajar mais no processo de nossa afirmação nos Estados Unidos.

É mais uma realização do CCBUF – Centro Cultural Brasil-USA da Flórida – que sensibilizou o Departamento de Bibliotecas Públicas de Broward County, parceria aliás que já dura 4 anos e tem avançado consistentemente ao longo desse tempo.

Nem é preciso destacar a importância de ir. Em primeiro lugar, já é hora de todos nós brasileiros que vivemos nos Estados Unidos, entendermos de uma vez por todas que isolados e não-participativos, seremos apenas uma alegre comunidade que ganha visibilidade no samba e no futebol. Isso vem sendo mudado em anos recentes, graças a iniciativas diversas, entre as quais destaco a atuação do Centro Cultural, o Brazilian Film Festival e o Brazilian Press Award.

Três “instituições” que mostram uma “cara” séria, comprometida com qualidade e êxito. Curiosamente essas “instituições” são amparadas por entidades norte-americanas, como as cidades de Miami e Miami Beach (Festival de Cinema), o Miami Children’s Museum, Universidade de Miami, Departamento de Bibliotecas de Broward e inúmeras outras entidades (Centro Cultural) e o Broward Center for the Performing Arts (Brazilian Press Award).

Vão ser debatidos nesses dois dias um universo de temas da maior importância e interferência no dia-a-dia dos brasileiros nos Estados Unidos e no Sul da Flórida em particular. De questões imigratórias aos nossos eventos artísticos e culturais. Do suporte e assistência legal e social à posição dos meios de comunicação.

Vou lembrar mais uma vez. É GRÁTIS. É IMPORTANTE PARA TODOS NÓS. E mesmo que você não se sinta atraído pela idéia de conversar e debater sobre os problemas que são ao mesmo tempo individuais e coletivos de nossa comunidade, vá pelo simples ato de prestigiar mais essa importante e séria iniciativa brasileira nos Estados Unidos.

Local: Bienes Center, 6° andar da Biblioteca Central de Fort Lauderdale 100 S.Andrews Ave, Dowtown Fort Lauderdale – Informaçõe e detalhes: (305) 376 8864

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
156