DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Florida vai trocar sistema de voto

A Election Assistance Commission (EAC) dos EUA vai dar cerca de 30 milhões de dólares de fundos federais ao estado da Florida para a troca do sistema de voto electrónico por touch screen por novos aparelhos de leitura óptica.

Esta medida surge no âmbito da implementação do Help America Vote Act aprovado pelo Congresso norte-americano em 2002, que pretende substituir o sistema de voto por cartões por um sistema electrónico. Esta lei levou vários estados norte-americanos a adoptarem métodos electrónicos de votação.

Contudo surgiram várias críticas ao novo sistema da Florida, argumentando que poderiam ser facilmente pirateados e não garantiam total transparência aos eleitores. Estas críticas levaram o governador da Florida, Charlie Crist, a pedir 32 milhões de dólares para substituição do sistema.

De acordo com o site Computer World esta troca tem sido um assunto polémico, tendo levado o Secretário de Estado da Florida, Kurt Browning, perante a EAC para explicar a legislação do Estado. O responsável afirmou que «existe uma percepção em todo o Estado que indica que muitos eleitores não confiam nas máquinas de votação».

A nova mudança prevê a manutenção do sistema de voto electrónico para cidadãos invisuais, mas equipados com impressoras que possam servir de prova pelo voto em caso de nova contagem. A proposta foi aceite pela EAC que aprovou quase 30 milhões de dólares para a implementação do novo sistema.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153