DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Fidel aparece ao lado de Chavez e do irmão no hospital onde foi operado.

O jornal “Gramma”, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, divulgou nesta segunda-feira(14) oito fotos do encontro entre o ditador cubano Fidel Castro e o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

As fotos, que também aparecem no portal de internet Cubadebate, trazem um texto onde afirma que “Fidel esperou Chávez no leito onde se recupera, e compartilhou com ele mais de três horas de emotiva conversa, piadas, risos, fotos, presentes, além de um frugal lanche e a alegria de uma amizade entranhável”.

Nas fotografia, o ditador cubano comemora seu 80º aniversário (completados neste domingo). Junto com Fidel e Chávez, as fotos mostram Raúl Castro, 75.

Com a legenda “Tarde inesquecível entre irmãos”, uma das fotografias do “Granma” mostra Fidel na cama, vestido de vermelho, enquanto recebe um retrato de presente de Chávez.

Em uma segunda fotografia, Castro ergue uma adaga que recebeu de presente de Chávez. Outras duas mostram os dois apertando as mãos, em outras duas escrevem em um caderno, em uma comem um lanche. Em todas as imagens, o presidente cubano está deitado.

“Foi uma tarde inesquecível, compartilhada entre irmãos de sangue e de causa, que trouxe forças e alento novos ao aguerrido Comandante de mil batalhas, empenhado em uma nova vitória pela vida”, afirma o jornal oficial do Partido Comunista.

Chegada de Chavez

A única foto em que Fidel Castro não aparece foi feita no aeroporto e mostra Raúl, que substitui o irmão no poder há duas semanas, recepcionando Chávez com um abraço.

“Chávez veio a Havana para festejar o aniversário de 80 anos de seu irmão Fidel. Raúl o recebeu no aeroporto com o abraço de um povo que agradece ao líder amigo por sua grandeza humana e atitude solidária”, acrescenta o jornal.

A recepção na chegada de Chavez, televisionada na tarde de domingo, foi a primeira aparição pública de Raúl Castro em duas semanas.

As novas imagens do “Granma” foram publicadas um dia depois do jornal “Juventude Rebelde” ter divulgado as primeiras quatro fotografias de Fidel Castro desde o anúncio, em 31 de julho, de que foi submetido a uma operação intestinal e cedeu o poder provisoriamente, pela primeira vez em 47 anos, a Raúl.

As fotos do “Juventude Rebelde” eram acompanhadas de uma mensagem na qual o líder revolucionário dizia sentir-se muito feliz e melhor, mas com a advertência de que a recuperação será lenta e pode inclusive haver uma “notícia adversa”.

O presidente venezuelano, que visita a Jamaica nesta segunda-feira para um encontro com a primeira-ministra Portia Lucretia Simpson-Miller, foi o único chefe de Estado a visitar a ilha para celebrar o aniversário de Fidel Castro.

Fidel Castro teve no domingo uma grande comemoração no país, apesar do adiamento dos festejos oficiais para 2 de dezembro, data em que se comemora a chegada, em 1956, do iate Granma a Cuba, trazendo a bordo Fidel e 81 expedicionários que levaram a cabo a luta que levou à vitória da revolução cubana, em 1959, com a queda do ditador Fulgêncio Batista (1952-59).

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223