DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Exportações de frango caem, mas aumenta o consumo do produto no Brasil, diz analista do IBGE.

A gripe aviária que matou milhares de frangos em países asiáticos em 2005 fez cair as exportações brasileiras. Em contrapartida, o preço do produto caiu no mercado interno e o brasileiro passou a comer mais carne frango.

A avaliação é da analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adriana Santos, feita com base na pesquisa divulgada hoje (29) pelo instituto. O estudo mostra que, de janeiro a março de 2006, foram abatidos pouco mais de um bilhão de frangos, o que representa um aumento de 12,21% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2005, o número de frangos abatidos subiu apenas 1,71%.

No primeiro trimestre do ano, também aumentaram as exportações e o consumo interno de carne bovina. A pesquisa do IBGE aponta que foram abatidas cerca de sete milhões de cabeças de gado. O número representa um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2005 e de 3,25% em relação aos três últimos meses do ano passado. De acordo com Santos, até o final de 2005, os casos de febre aftosa que se concentraram na região Centro-Oeste não afetaram as exportações no início deste ano.

Quanto á captação de leite, o estudo mostra que no primeiro trimestre deste ano houve uma queda de 4,56% em relação ao quarto trimestre do ano passado por causa dos preços baixos. “O preço do leite no mercado interno estava muito baixo, levando os produtores a reduzir a produção” explicou Santos.

Ainda assim, segundo ela, a produção de leite no país aumentou em 5%, na comparação com o primeiro trimestre de 2005. “De um modo geral, neste início do ano, o setor pecuário está em expansão, mantendo o mesmo ritmo do ano passado”.

A produção de ovos de galinha cresceu 5,47% em relação ao primeiro trimestre de 2005. A aquisição de couro aumentou 14,12% e o abate de suínos foi 9,18% maior do que nos três primeiros meses do ano passado.

Agência Brasil.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223