DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

EUA mantêm prisioneiros em barcos secretos, diz ONU

O relator especial das Nações Unidas sobre a tortura, o austríaco Manfred Nowak, disse nesta terça-feira haver “acusações muito, muito sérias de que os Estados Unidos mantêm campos secretos de prisioneiros, sobretudo em barcos, que aparentemente navegam no oceano Índico”.

A investigação foi aberta depois que representantes da ONU tiveram seu pedido de visita à Guantánamo [base americana em Cuba que já sofreu várias acusações de abusos de americanos contra prisioneiros] negado por autoridades americanas, durante um ano, de acordo com funcionários da organização.

Na quinta-feira (23), Nowak e outros três especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) responsáveis por direitos humanos anunciaram em Genebra (Suíça) a abertura de uma investigação sobre os detidos na prisão americana localizada na baía de Guantánamo (Cuba).

“Nós aceitamos, a pedido do Departamento de Estado americano e do Pentágono [comando militar dos EUA], limitar em uma primeira etapa nossa investigação a Guantánamo, mas mesmo assim não recebemos uma resposta positiva”, disse Nowak.

Quase 520 pessoas suspeitas de terrorismo estão presas atualmente, sem processo, em Guantánamo. Outras podem estar detidas em campos cujas existências não foram reconhecidas pelos Estados Unidos, segundo a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196