DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

EUA e Turquia suspendem mutuamente emissão de vistos

Os vistos foram suspensos em ambos os países. Imagem: pixabay.

Tanto os Estados Unidos quanto a Turquia suspenderam todos os serviços de visto de não imigrantes entre os dois países, após a prisão na semana passada de um funcionário do consulado dos EUA em Istambul.

Com algumas exceções, o movimento efetivamente impede os turcos de viajar para os Estados Unidos, e vice-versa, indefinidamente, conforme informou no último domingo, 8.

O motivo seria uma “reavaliação” necessária do comprometimento do governo turco com a segurança dos funcionários das representações norte-americanas.

“Recentes eventos forçaram o governo dos Estados Unidos a reavaliar o comprometimento do governo da Turquia com a segurança da missão dos EUA e seus funcionários”, informou em comunicado a missão norte-americana em Ancara.

24 horas após o anúncio dos Estados Unidos, a Turquia retaliou através de sua embaixada em Washington, e emitiu uma declaração que efetivamente espelha a divulgada pelos Estados Unidos – apenas os nomes dos países foram revertidos.

“Eventos recentes forçaram o governo turco a reavaliar o compromisso do governo dos Estados Unidos com a segurança das instalações e do pessoal da missão turca”, informaram.

A embaixada turca disse que a medida, efetiva imediatamente, “se aplicaria a vistos em passaportes, bem como vistos eletrônicos e vistos adquiridos na fronteira”.

Na semana passada, um funcionário do consulado dos EUA em Istambul foi preso por acusações de ligação com um clérigo radicado nos EUA acusado pela Turquia por uma tentativa fracassada de golpe, mas tal acusação foi rejeitada pelo governo americano.

Mais de 37 mil cidadãos norte-americanos viajaram para a Turquia em 2016, contra 88,301 em 2015, de acordo com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.

A maioria dos cidadãos dos EUA que visitam a Turquia adquirem os vistos na fronteira, geralmente em aeroportos internacionais, como o aeroporto Ataturk de Istambul.

A Turquia não faz parte do programa de isenção de visto dos EUA e os cidadãos turcos são obrigados a solicitar um visto de não-imigrante dos EUA.

Os vistos não imigrantes incluem de negócios, turismo e estudo, bem como mais vistos especializados, incluindo vistos jornalísticos e diplomáticos.

Com informações da CNN.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
197