DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

EUA e Turquia retomam emissão de vistos

A Turquia também voltou a emitir vistos para os EUA. Foto: Balões na Capadócia. Pixabay.

Depois de mais de dois meses de suspensão, o Departamento de Estado americano e o governo da Turquia anunciaram nesta quinta-feira, 28, que vão retomar completamente a emissão de vistos entre os dois países.

Em outubro, o governo americano decidiu suspender os vistos após a prisão de um funcionário localdo consulado americano em Istambul. No dia 6 de novembro,o país havia retomado parcialmenteo serviço, mas a Turquia também havia suspendido a emissão de vistos a americanos.

Em comunicado nesta quinta-feira, o Departamento de Estado afimou estar “confiante de que a postura de segurança melhorou o suficiente para permitir a retomada completa dos serviços de visto na Turquia”.

Após o anúncio americano, a Embaixada da Turquia em Washington afirmou que a decisão foi bem recebida e que também retiraria as restrições a vistos que havia colocado após a interrupção do serviço dos EUA.

A medida de retirada dos vistos aumentou as tensões entre os dois países que são aliados na OTAN. A relação que já estava difícil desde o fracassado golpe de Estado na Turquia em julho de 2016, ficou ainda pior.

Apesar da retomada, os EUA porém, acrescentaram que “preocupações sérias” com relação ao país continuam. As relações entre a Turquia e os Estados Unidos foram ainda mais fragilizadas pelo indiciamento por “espionagem”, no início de outubro, de um funcionário turco do consulado americano em Istambul.

Com informações da Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,

Gazeta News
Gazeta News
153