DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

EUA e México resolvem cooperar na fronteira

Autoridades do México e dos Estados Unidos concordaram nesta quarta-feira em agir de forma conjunta para solucionar os problemas de violência e imigração ilegal na fronteira entre os dois países.
Os dois governos se comprometeram a compartilhar informações e técnicas de treinamento para enfrentar uma escalada nos crimes e em incidentes de contrabando e migração ilegal.

O México, por sua vez, lançou uma campanha para advertir seus cidadãos dos perigos de tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos. O governo do presidente Vicente Fox vinha sendo criticado pelo vizinho do norte por não tomar as medidas necessárias para combater o problema.

Fox também havia se irritado com as autoridades americanas recentemente por causa de medidas como o fechamento de um consulado na cidade fronteiriça de Nuevo Laredo e a declaração do estado de emergência em condados dos Estados de Arizona e Novo México que fazem divisa dom o país.

A governadora do Arizona, Janet Napolitano, havia justificado a decisão de decretar estado de emergência com estatísticas de acordo com as quais 700 mil pessoas conseguiram entraram ilegalmente nos Estados Unidos no ano passado, grande parte delas pelo Arizona.

Dias antes, o Novo México também declarou adotou estado de emergência por 90 dias, citando problemas na fronteira com o México.

Com a medida, ambos os Estados têm direito a verbas federais para financiar rerforços nas operações de segurança.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153