DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

EUA deportam brasileiro de 14 anos que tentou entrar pelo Mexico

Deportado depois de tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, o brasileiro R.P.G, 14, chegou por volta das 19h desta quarta-feira ao aeroporto de Confins (região metropolitana de Belo Horizonte).

Na chegada, o adolescente encontrou-se com sua mãe e foi direto para o carro. No caminho, disse que não havia se arrependido e que estava feliz por haver retornado ao Brasil.

A mãe, a desempregada Maria Eunice Gonzaga, 41, disse pouco antes que o filho havia ido para os EUA porque “sentia dificuldade em conseguir alguma coisa no Brasil”.

Governador Valadares

A família do adolescente é de Governador Valadares, cidade do leste mineiro conhecida por “exportar” grande número de imigrantes ilegais para os EUA. Há quatro anos eles vivem em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo Gonzaga, o filho deixou o Brasil em 10 de dezembro, para tentar entrar nos EUA pelo México. Pela travessia, pagaria US$ 2.500 aos agenciadores da viagem, em território americano.

A mãe disse ter recebido uma ligação do filho cinco dias depois da partida, em que ele dizia ter sido preso pela polícia norte-americana logo após ter atravessado a fronteira. O filho disse ainda que estava em um centro de detenção para adolescentes em San Antonio, no Texas, e que era bem-tratado.

Outros casos

Dois outros adolescentes brasileiros que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos estão detidos em El Paso à espera do julgamento dos seus casos pela Corte de Imigração.

A situação deles é acompanhada pela entidade Las Americas Immigrant Advocacy Center, uma ONG instalada em El Paso que presta assistência jurídica a casos como o dos brasileiros.

Os nomes dos dois adolescentes e a situação em que estão são mantidos sob sigilo pela organização, mas a reportagem apurou que são uma goiana de 16 anos e um mineiro de 17.

Segundo Pamela Hernandez, assistente legal a serviço da ONG, cerca de 1.200 crianças e adolescentes foram detidos ao longo do ano passado tentando entrar irregularmente nos EUA a partir de El Paso, dos quais cerca de 40 eram brasileiros.

Na região sudoeste do Texas, El Paso é próxima à divisa dos Estados Unidos com o México. Em julho do ano passado, o paulista Ricardo Luiz Ignacio, 31, foi achado morto na cidade após cruzar ilegalmente a fronteira.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
273