DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

  • Facebook jornal brasileiro na florida
  • Twitter Jornal brasileiro nos eua
  • Gazeta Newspaper on Instagram
  • (954) 938 9292
Lytron 6
Lytron 5
Lytron 2
Lytron 4
Lytron
Lytron 3
Breaking news

Estrangeiros têm a oportunidade de estudar inglês gratuitamente em escolas públicas

Alguns imigrantes brasileiros, quando chegam aos Estados Unidos, buscam imediatamente um curso de inglês. Outros acabam encarando o cotidiano no país estranho sem ao menos falar o idioma, seja por comodismo, por falta de tempo, dinheiro ou mesmo por falta de informação.

Diversas comunidades oferecem os cursos de English as Second Language – ESL (Inglês como Segunda Língua) e “English for Speakers of Other Languages – ESOL (Inglês para Falantes de Outras Línguas) gratuitamente ou mediante pagamento de uma pequena taxa, normalmente no valor de $30 dólares por quadrimestre.
São cursos voltados, especialmente, a estrangeiros adultos, divididos em seis níveis: Foundation, Low Beginning, High Beginning, Low Intermediate, High Intermediate e Advanced. Muitos ainda disponibilizam aulas extras de leitura e informática.

Assim que o aluno registra-se para o curso, ele passa por um teste que vai classificá-lo para o nível a ser iniciado. Os alunos não tem a obrigação de ter um nível ‘x’ de conhecimento da língua inglesa, já que o propósito do programa é melhorar a capacidade dos mesmos para se comunicarem melhor.

De acordo com o Departamento de Educação do Estado da Flórida, o programa é projetado para desenvolver todos os componentes da linguagem – fala, compreensão auditiva, leitura, escrita, gramática e pronúncia. A metodologia é comunicativa, integrativa e centrada no aluno, como recomendado pela pesquisa atual sobre a aquisição da linguagem e aprendizagem de adultos.

Os condados de Miami-Dade, Broward-County e Palm Beach County contam com diversas escolas públicas que oferecem o programa ESOL. São aceitos alunos de todas as nacionalidades, com idade acima de 16 anos. Muitas instituições disponibilizam as aulas em turnos diferentes durante a semana e até finais de semana.

Formação e profissão
Além do curso de inglês, muitas escolas também oferecem cursos de alfabetização para adultos, oportunidade de formação no ensino médio (high school) e cursos profissionalizantes, aumentando as chances de uma vaga no mercado de trabalho com melhor salário e maior perspectiva de crescimento.

Informações
A maioria das escolas está em fase de registro de estudantes e as aulas iniciam nos próximos dias. Saiba qual a escola ou entidade que oferece o programa mais próximo de você:

Miami-Dade: www.dadeschools.net/schools/schoolinformation/?type=9#list

Broward County: www.browardcommunityschools.com/home/academic-programs/esol/esol-locations-and-hours.aspx

Palm Beach County: www.palmbeachschools.org/ace/other/schools.asp

Comments

comments

Simone Raguzo
Simone Raguzo
Catarinense, formada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Traz em seu currículo experiências como repórter, editora-chefe de jornal e revista e assessora de imprensa. Desde 2012 atua como jornalista, revisora e responsável pelo site e mídias sociais do Gazeta News.