DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Espera por processo de cidadania pode passar de um ano

Quem está atualmente em processo de naturalização nos Estados Unidos ou outros processos de imigração está tendo que esperar mais. Embora o US Citizenship and Immigration Services afirme que o processo de naturalização dura de cinco a sete meses, a realidade tem sido diferente. Casos agora estão ultrapassando os nove meses, chegando às vezes a um ano para serem processados e completos.

O brasileiro F.G., que preferiu não publicar seu nome, enviou seu pedido de naturalização ao USCIS no dia 4 de agosto do ano passado. Ele relata que o agendamento para colher suas impressões digitais (“finger prints”) foi rápido, realizado em 16 de setembro no centro de serviços do USCIS em Oakland Park. Mas, desde então, ele espera por uma comunicação da imigração para agendamento da entrevista da cidadania. Ou seja, seu processo já demora mais de oito meses.

A brasileira V. F., que também não quis ter seu nome publicado, já poderia ter pedido a cidadania há aproximadamente 10 anos, mas não quis. Como seu green card vence em 2018, em vez de renová-lo, V.F. resolveu entrar com pedido de naturalização. Ela enviou o formulário em 5 de outubro. No dia 28 do mesmo mês fez as impressões digitais também no escritório da imigração em Oakland Park, no entanto, até agora não recebeu nenhuma comunicação para a entrevista. “No meu caso, estou pedindo a cidadania para voltar para o Brasil”, disse ela. “Meu marido e eu tomamos essa decisão, mas estou esperando pelo processo da minha cidadania para poder colocar minha casa à venda e cuidar de tudo antes de nos mudarmos de volta para o Brasil”.

Segundo a advogada de imigração em Miami, Iara Morton, essa demora na grande maioria dos processos de imigração já pôde ser vista ao longo do ano de 2016. “Todos os processos estão demorando mais tempo”, disse a advogada. “Isso está acontecendo devido ao acúmulo de processos. Desde que Donald Trump iniciou sua campanha, muitas pessoas resolveram entrar com pedidos de naturalização por medo da mudança”.

De acordo com Iara, antes de 2016, alguns pedidos de naturalização demoravam, muitas vezes, apenas três meses. Os casos de pedido de residência através do casamento também costumavam ser bem mais rápidos em 2015, demorando por volta de 90 dias. Agora, segundo a advogada, o agendamento da entrevista de casamento está demorando por volta de nove meses.

A brasiliense, Daniela Modesto, havia dado entrada em seu processo em julho do ano passado e somente agora, no dia 10 de abril, será a sua entrevista, exatamente nove meses depois. “Fiquei com medo de viajar quando Trump fez aquela proibição aos green cards. Resolvi mudar os planos da viagem”, disse.

Para a advogada de imigração Ingrid Domingues McConville, o processo que mais tem demorado é a renovação de green card depois de dois anos de casado (“removal of condition”) – quando o cônjuge do cidadão americano recebe a residência permanente de 10 anos. “Existe também a demora nos consulados na emissão de certos vistos”, acrescentou a advogada.

Mas Ingrid analisa esses prazos como um ciclo. “Já vimos épocas em que os processos de casamento levavam anos, ou tão rápido quanto quatro meses. O mesmo para processos de cidadania: espera de muitos meses ou apenas quatro. Tudo é relativo e sempre passamos por esses atrasos em uma época ou outra”.

Como verificar o andamento de seu caso
É possível verificar o status de seu caso no site do USCIS, clique aqui. Para isso, é preciso ter em mãos o número do recibo, enviado pelo USCIS acusando o recebimento de seu caso.

Assistência
Se achar que há algum problema com seu caso, que está demorando muito, ou que contenha algum erro, há diversas formas de pedir assistência ao USCIS,clique aqui.

Data de entrada de pedidos de cidadania e green card em processamento pelo USCIS, de acordo com cada escritório na região sul e central da Flórida:

Oakland Park
Pedidos de residência e mudança de status (I-485) – 20 de maio de 2016
Pedidos de naturalização (N-400) – 21 de maio

Miami
Pedidos de residência e mudança de status – 18 de junho de 2016
Pedidos de naturalização – 12 de maio de 2016

Hialeah
Pedidos de residência e mudança de status – 17 de agosto de 2016 Pedidos de naturalização – 7 de junho de 2016
West Palm Beach
Pedidos de residência e mudança de status – 11 de julho de 2016 Pedidos de naturalização – 6 de junho de 2016

Orlando
Pedidos de residência e mudança de status – 2 de junho de 2016
Pedidos de naturalização – 20 de maio de 2016

Tampa
Pedidos de residência e mudança de status – 22 de julho de 2016
Pedidos de naturalização – 14 de maio de 2016

Data de entrada de pedidos de cidadania e green card em processamento pelo USCIS no restante do país:

Washington, D.C.
Pedidos de residência – 19 de junho de 2016
Pedido de naturalização – 7 de maio de 2016

Boston
Pedidos de residência – 27 de junho de 2016
Pedidos de naturalização – 28 de junho de 2016

Nova York
Pedidos de residência – 31 de março de 2016
Pedidos de naturalização – 10 de maio de 2016

Newark
Pedidos de residência – 5 de abril de 2016
Pedidos de naturalização – 8 de junho de 2016

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,,

Marisa Arruda Barbosa
Marisa Arruda Barbosa
Paulistana, formada em Jornalismo pela University of South Florida (St. Petersburg) e em História pela PUC-SP. Atua no Gazeta Brazilian News desde 2010.
236