DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Especial de Imigração – Série Cruzando Fronteiras Ilegais são alvo das patrulhas de fronteira

Ilegais são alvo das patrulhas de fronteira

Por Silvana dos Santos

Devido ao crescimento alarmante no número de brasileiros ilegais cruzando a fronteira do México-EUA, as autoridades de imigração, decidiram tomar medidas enérgicas para conter a invasão dos indo-cumentados, através do processo “ER Expedited Removal”(Remoção expedida/deportação), que entrou em vigor no dia 2 de Julho de 2005. A remoção expedida é um procedimento de deportação ao que dá á agentes treinados de patrulha de fronteira a autoridade para fazer a decisão que seria feita por um juiz de immigração. Quando a remoção expedida não estava em vigor , somente no mês de Junho 2.701 brasileiros foram presos no setor no Rio Grande Valle, nas três primeiras semanas do mês de Julho 1.517 capturados e no começo do mês de agosto 232 foram repatriados.
O objetivo ideal da remoção expedida é que todos os imigrantes ilegais elegíveis permaneçam por menos tempo em centros de detenções antes que sejam retornados a seus países de origem. Relatou-se extensamente que quase 90 por cento de OTMs (outros que não são mexicanos) liberados no setor do vale de Rio Grande não compareciam na corte nas datas determinadas. Com essa porcentagem de ausência, os brasileiros passaram a ser o alvo da patrulha de fronteira, nos dia 2 de agosto e 232 brasileiros foram repatriados. Dentre esses estava o mineiro de Poços de Caldas Lucio Pereira de 37 anos que ao atravessar a fronteira foi preso e repatriado juntamento com mais 231 brasileiros.
“Nós esperamos que a mensagem seja emitida em alto “ disse Salvador Zamora o porta voz oficial de imigração do setor do Rio Grande Valle. Os “dias de andar até um agente da patrulha de fronteira e de requisitar uma permissão terminaram.” O Vice-Presidente Executivo do Conselho Nacional da patrulha de fronteira Richard Pierce disse que quer controlar o número de brasileiros entrando ilegalmente nos EUA através da fronteira do México utilizando a remoção expedida.
O centro de detenção de Bayview no Porto de Isabel tem mais de 800 camas e o novo complexo sul de detenção do Texas em Pearsall tem mais de 1.000 camas. É a maior detenção do país. Acoplado com um aumento no número de agentes de imigração de fronteira e mais tecnologia, a remoção expedida será mais um obstáculo para os brasileiros que almejam entrar nos Estados Unidos para realizar seus grandes sonhos. A remoção expedida deve entrar em vigor em todos os setores. O setor de Del Rio submeteu-se ao treinamento; entretanto, o programa não foi executado. Cada vez mais o cerco se fecha ao redor dos brasileiros que não conseguem vistos americanos. Além da remoção expedida, os brasileiros tem outro fator para preocupar-se: o governo mexicano está estudando a possibilidade de requisitar visto dos brasileiros. A regra tinha sido cancelada há 5 anos atrás, mas devido ao crecimento exacerbado de imigrantes ilegais, especialmente brasileiros, a possibilidade é presente, disse Hermenegildo Castro, porta voz do Instituto Nacional de imigração de Mexico City.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153