DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Envelhecimento nos EUA provocará demanda por imigrantes

O fluxo migratório aos Estados Unidos encontrará um campo fértil nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população do país, que dará lugar a trabalhadores qualificados e mão-de-obra barata, segundo um estudo divulgado no México.

“Atualmente, os imigrantes têm papel fundamental na economia americana”, diz o estudo do Conselho Nacional de População (Conapo) do México, chamado “A migração mexicana e o mercado de trabalho americano. Tendências, perspectivas e oportunidades”.

O documento afirma que, em 2005, a imigração representava 15,9% do total da população trabalhadora nos EUA.

A tendência à maior demanda de imigrantes tem a influência não só de motivos trabalhistas, mas também fatores demográficos, já que “a geração dos ‘baby boomers’ (os nascidos nos EUA nos anos 40) já está chegando à idade de aposentadoria”, o que tem um duplo efeito sobre a demanda de trabalho.

A chegada desta geração a idades avançadas antecipa a demanda de serviços pessoais e sociais orientados ao atendimento a essa população, e a experiência em outros países indica que estes trabalhos costumam ser cobertos pela população imigrante, segundo o estudo.

A desaceleração do crescimento da população ocupada e o aumento das taxas de dependência fazem prever que, sob o esquema de organização produtiva atual, continuará a demanda por mão-de-obra imigrante.

Na última década, o crescimento da população ocupada nos Estados Unidos, entre os 20 e os 49 anos, “explica-se basicamente devido ao aumento no número de trabalhadores imigrantes nestes grupos de idade”, acrescentou a pesquisa.

Entre 1995 e 2005, o número de trabalhadores estrangeiros aumentou em 8,2 milhões, o que significa um crescimento de 60%, e os mexicanos são a maior bancada.

No entanto, o estudo afirma que a imigração não é uma estratégia viável para enfrentar a falta de crescimento da população em idade trabalhista nos EUA, já que, segundo os especialistas, o número de imigrantes de que esse país precisaria é “muito alto”.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
245