DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Entrevista com Neysa Bové, artista de desenvolvimento visual de Moana – lançado em Blu-ray & DVD

Crédito: Walt Disney

Moana, nova animação dos estúdios Disney, ‘navega’ para o blu-ray e DVD amanhã, dia 7 de março. A animação foi nomeada ao Oscar desse ano em duas categorias: Melhor Animação e Melhor Canção Original (How Far I’ll Go de Lin Manuel-Miranda) e acompanha a jovem Moana, que usa seus talentos de navegação para ir até uma lendária ilha atrás do lendário semideus Maui, que roubou o coração da natureza.

Uma história bem divertida e emocionante que acontece na Polinésia. A direção ficou por conta de Ron Clements e John Musker, que acertaram mais uma vez. Eles foram responsáveis pelo sucesso da década de 90, A Pequena Sereia. No elenco de vozes Dwayne ‘The Rock’ Johnson como Maui, Auli’i Cravalho como Moana, Rachel House, Jemaine Clement, entre outros. Os discos vêm com extras que incluem: comentários dos diretores; o curta-metragem Inner Workings, idealizado, criado e dirigido pelo brasileiro, o animador paulista Leonardo Matsuda; videoclipes das principais músicas e muito mais.

Para esse lançamento dessa linda história para o blu-ray e DVD, tive a oportunidade de conversar por telefone com Neysa Bové, visual development artist, ou melhor, artista de desenvolvimento visual. Nascido e criado na Espanha, Neysa estudou no Fashion Institute of Design and Merchandising. Antes de ingressar nos estúdios da Disney Animation em 2014, para desenvolver o figurino das personagens da animação, Neysa trabalhou como designer de brinquedos para a Mattel. Vamos conferir trechos da entrevista:

Qual foi a inspiração para os figurinos de Moana?

Neysa – A inspiração veio das pessoas da Ilha do Pacífico. Nós encontramos com um grupo de pessoas, chamado Pacific Trust, das diferentes ilhas que trabalharam conosco e nos falaram de cada aspecto da cultura. Eu também olhei nas passarelas de moda e em diferentes designers de moda.

Você teve a oportunida de ir até a Polinésia para fazera sua pesquisa também?

Neysa – Infelizmente, não! Mas eu consegui assistir a um monte de seus vídeos e fotos feitos pela equipe de pesquisa.

Como foi o seu processo criativo para a criação dos figurinos da personagem Moana?

Neysa – Primeiro começamos com a ideia. Por exemplo, Moana tem que usar uma roupa que significa que ela está viajando. Ela também é uma atleta. Você pega todas essas palavras-chaves com seu diretor de personagens, então você começa a procurar aspectos e fatos da viagem. Você pode não encontrar nada, aí você eventualmente adapta algo. Eu pesquiso nas inúmeras fotos e continuo procurando e pesquisando até encontrar algo que combine com o momento da personagem. Depois dessa pesquisa, eu faço 10 croquis (desenhos) diferentes, com variações de cores e diferentes silhuetas.

Qual foi a personagem mais desafiadora para a criação do figurino?

Neysa – Eu acho que todas elas! Trabalhei com materiais que não estou acostumada. Na faculdade de moda, não compramos tapa ou pandene, então para cada figurino era uma nova experiência, um novo aprendizado. Acho que aprendi muito sobre fibras naturais.

Imagem: Walt Disney

Qual foi o seu figurino favorito?

Neysa – O traje do final do filme foi o meu favorito porque ela finalmente descobre quem ela é: uma jovem independente e confiante! Foi muito importante desenhar essa roupa, que refletia essa mensagem de heroína.

Como é trabalhar na Disney e a transição da Mattel para a Disney Animation?

Neysa – Trabalhar para a Disney é um sonho que se tornou realidade. Acho que toda menina quer trabalhar para a Disney e criar Barbies, não? Quanto a transição, foi um desafio sair da criação de Barbies e vir para desenvolver um figurino para uma animação. Mas, é muito divertido, é um sonho se tornando realidade. É uma grande mudança, porque você está trabalhando em algo que vai para as vendas imediatamente; por outro lado, você está trabalhando em uma história que pode levar anos para sair.

Você está trabalhando em algum novo projeto?

Neysa – Sim, na nova animação Gigantic, que tem previsão de estreia em 2018.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Jana Nascimento Nagase
Jana Nascimento Nagase
Jornalista paulistana formada pela PUC de São Paulo e pós-graduada em Broadcast Communication pela Barry University. Vive na Califórnia e entrevista atores, diretores, produtores e outros envolvidos nos maiores lançamentos do cinema americano. Site: www.janaoncamera.com Canal no Youtube: www.youtube.com/user/janaoncamera
198