DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Encontro Mundial sobre o Ensino de Português

14075186_10210002279563074_1291024905_o - CopyUm encontro repleto de aprendizado, troca de ideias e projetos, diálogos educacionais profundos e muita amizade. Assim foi o V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, na University of California – Berkeley, pela AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese).

Como afirmou José Saramago, em Mayores (2009): (…) o conhecimento une cada um consigo mesmo e todos com todos. Neste espírito, o objetivo do encontro foi dialogar sobre o que de mais inovador em relação às metodologias de ensino de português para falantes estrangeiros e nativos.

As comunicações foram feitas por professores dos EUA, China, Brasil, Portugal, Colômbia, Peru, França e Canadá com o objetivo de contribuir para desenvolvimento profissional e atualização de todos os colegas que trabalham no ensino de português em suas mais variadas facetas e nas mais diversas áreas do planeta.

Vale ressaltar que o ensino de português como língua estrangeira tem aumentado em todo o mundo. Isso ocorre tanto devido à intensa atividade econômica dos países de língua portuguesa, como pelo interesse nas suas culturas e produções artísticas e acadêmicas. Por outro lado, devido sobretudo às diásporas portuguesa, brasileira e cabo-verdiana, que atingem hoje números significativos em vários países, também assistimos a uma maior organização e envolvimento destas comunidades, que se mobilizam para manter as suas heranças.

Essa perspectiva linguística tem levado, também, à consolidação do ensino de português como língua de herança. No EMEP deste ano, os ensinos de português como língua estrangeira e como língua de herança tiveram a oportunidade de dialogar com o que de melhor se faz no ensino de português como língua materna e, ainda, na tradução, na busca das melhores práticas e excelência no ensino e aprendizagem de português ao redor do mundo.

14060365_10210002293923433_341959521_oComo nos anos anteriores, o Encontro Mundial reuniu professores, pesquisadores e tradutores em um diálogo: (1) interdisciplinar, entre todas as especialidades de ensino da língua portuguesa; (2) intercontinental, entre professores das mais diversas partes do mundo.

O encontro contou com sessões especializadas, mesas redondas, oficinas de trabalho e palestras ministradas por convidados que apresentaram novas e inovadoras estratégias de ensino de português.

Neste ano, duas profissionais consideradas referências internacionais na área apresentaram suas reflexões: a professora Célia Bianconi, diretora do Programa de Português da Boston University Massachusetts; e a professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia, presidente da SIPLE (Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira).
O encontro reuniu professores do nível pré-escolar ao pós-universitário, tanto do ensino público como do privado e do comunitário. O intercâmbio de ideias foi intenso e esperamos que as comunicações tenham servido de inspiração para a busca de respostas aos desafios do dia a dia da vida de qualquer professor.

Em 2017, o Encontro Mundial sobre o Ensino de Português será na Florida International University (FIU), em Miami. Temos a certeza de que novas e importantes contribuições sobre a Língua Portuguesa vão surgir.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Rodrigo Maia
Rodrigo Maia
Graduado em Jornalismo, Radialismo e Letras, Rodrigo Maia é especialista em Língua Latina e mestre e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atua há 16 anos em redações de jornalismo, em grandes emissoras de TV. Atualmente é colunista da Rede Record e biógrafo na Companhia Editora Nacional (IBEP). Há 12 anos, ministra aulas de Língua Portuguesa na PUC-SP, na Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Como pesquisador, atua no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa, na USP. Nos Estados Unidos, é membro da American Organization of Teachers of Portuguese.Participe! Mande suas dúvidas para o e-mail rodrigo@gazetanews.com. Quero fazer os textos dessa coluna de acordo com o que os leitores precisam e querem saber. Espero sua mensagem!
227