DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

“Dreamers” fazem greve de fome em Miami

Dreamers em greve de fome em Miami. Foto: Tomas Kennedy‏\Florida Immigrant Coalition.

Centenas de jovens “dreamers” estão em greve de fome e realizam protestos em frente ao escritório do senador republicano Marco Rubio, em Miami. O objetivo é forçar políticos locais a lutarem contra a revogação pelo atual governo do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e do Temporary Protection Status (TPS) – ambos concedem proteção temporária aos indocumentados no país.

A administração do presidente Donald Trump tem caminhado para acabar com os programas. Em setembro, o Departamento de Justiça anunciou que encerraria o DACA e não aceitaria mais pedidos em 2018 e em outubro Trump anunciou o fim do TPS, dando um tempo para que os imigrantes se preparem para deixar os Estados Unidos.

A greve de fome foi iniciada na última sexta-feira, em Miami, e será por uma semana, conforme informação do Florida Immigrant Coalision. O protesto inclui também alguns idosos. A ideia é pressionar para que os políticos da Flórida apoiem o #CleanDreamAct e se comprometam a não votar qualquer projeto de lei, incluindo o orçamento do governo federal, até que a legislação seja levada a votação.

Os “dreamers” são jovens que foram trazidos por suas famílias aos Estados Unidos quando crianças de maneira ilegal. Já o TPS é um programa que protege os estrangeiros – hondurenhos, salvadorenhos, nicaraguenses e haitianos – de serem deportados para o país de origem devido à instabilidade e condições perigosas causadas por conflitos armados ou desastres naturais, como o furacão no Haiti, por exemplo.

Durante o protesto em Miami na segunda-feira, caminhonetes com agentes do U.S. Customs and Border Protection circulavam entre os jovens. “O @ICEgov enviou um caminhão para intimidar os sonhadores que jejuavam do lado de fora dos escritórios do senador @marcorubio e do congressista @MarioDB. #CleanDreamAct #DreamActNow “, escreveu Tomas Kennedy, da Florida Immigrant Coalition, em seu twitter.

Outros grupos participam também do protesto incluindo estudantes que lutam pelos direitos iguais e Fanm Ayisyen nan Miyami – um grupo de direitos dos haitianos e americanos, informou o Miami New Times.

Na semana passada, dois republicanos de Miami – Carlos Curbelo e Ileana Ros-Lehtinen – disseram durante reunião a favor dos imigrantes em Miami que não votariam mais nada no Congresso até que seja feito um acordo para ajudar os “dreamers”.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,,

Gazeta News
Gazeta News
224