DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Dieta restritiva e exercício intenso podem alterar o apetite?

exerciseMuitas pessoas estão em busca da diminuição da gordura corporal e, para isso, estão usando todos os tipos de dietas e modalidades esportivas. Muitas propagandas prometem milagres, outras pedem muito sacrifício. Há uma nova modalidade de dieta que impõe horas de jejum e depois a pessoa está livre para comer. Há ainda modalidades de exercícios extremamente intensos, que impõem ao corpo um alto gasto calórico, com o intuito de usar a gordura corporal acumulada como fonte de energia.

Mas, além de emagrecer, temos que pensar em manter o corpo mais saudável, ou com menos gordura. Muitas vezes, emagrecer não significa necessariamente estar mais saudável – e mesmo que esteja mais saudável, é necessário agora manter o corpo mais magro.

Os dados infelizmente mostram que continuar com menos gordura corporal não é fácil. A estatística mostra que 6 a cada 10 pessoas que emagrecem recuperam a gordura perdida em um ano após o término da intervenção. E entre as pessoas que voltam a engordar, ou seja, 6 pessoas, 5 acumulam mais gordura do que antes de iniciar o programa de emagrecimento. Um dos maiores fatores de aumento de peso ou de ‘reganho’ de peso está relacionado com o apetite, ou com a sensação de fome.

Um estudo publicado em abril de 20161 analisou o impacto sobre o apetite de duas formas de emagrecimento mais usadas: exercícios aeróbicos intensos e dietas restritivas. Ambos são depletores de energia. Isso significa que tanto os exercícios aeróbicos intensos quanto as dietas que restringem a energia ingerida deixam o organismo com pouquíssima energia. Isso significa depletar. A dieta foi analisada sem outras interferências, assim como o exercício.

Os resultados mostraram que dietas restritivas, que diminuem muito a energia ingerida, refletem em um aumento no apetite e, consequentemente, na quantidade de alimento ingerido. Isso, com certeza, contribui muito para que a pessoa engorde novamente. Atualmente, existe um tipo de dieta chamada de jejum intermitente. Esse tipo de dieta propõe justamente isso. Que a pessoa permaneça sem comer por algumas horas e depois ela então poderá se alimentar. Os resultados desse trabalho mostram que, em longo prazo, essa dieta poderá aumentar o apetite e as pessoas poderão voltar a engordar novamente.

A prática de exercícios aeróbicos intensos não mostrou influenciar o aumento no apetite, mas nem por isso está livre de observações. Exercícios aeróbios intensos dificilmente podem ser feitos por pessoas obesas. Podem ser lesivos devido ao impacto nas articulações, entre outros problemas. O obeso necessita de mais atenção que apenas sugestões de tipos de dieta e de exercícios.

________________________

1 – Energy depletion by diet or aerobic exercise alone: impact of energy deficit modality on appetite parameters. Cameron JD1, Goldfield GS2, Riou MÈ3, Finlayson GS4, Blundell JE4, Doucet ÉAm J Clin Nutr. 2016 Apr;103(4):1008-16. doi: 10.3945/ajcn.115.115584. Epub 2016 Feb 17.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
198