DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Dez dicas para evitar o cansaço mental

Share

Mais do que uma simples irritação com o dia a dia, o cansaço mental é um processo contínuo e debilitante que envolve alguns sintomas: declínio na concentração, memória, atenção, irritabilidade e declínio da criatividade. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto zelar pela saúde física. Afinal, a nossa mente é quem gerencia todos os sistemas vitais a nossa existência.

O cansaço mental é um sinal de que a energia da mente está comprometida e merece atenção. Alguns maus hábitos podem contribuir para o cansaço mental, como alimentação não-saudável, falta de contato com a natureza, pressão social, autocobrança, sono sem qualidade ou necessidade de controle total das situações.

Confira 10 dicas para evitar o cansaço mental:
1) Sono: Crie um ritual e disciplina para dormir. Durma a quantidade de horas necessárias para o seu corpo se recuperar e se preparar para o dia seguinte;

2) Alimentação: Respeite o número de refeições diárias necessárias a uma boa saúde física. Procure comer alimentos saudáveis e naturais.

3) Hidratação: Beba 2 litros de água por dia, no mínimo, não de uma vez. Vá ingerindo essa quantidade em pequenas porções, ao longo do dia inteiro.

4) Relaxamento: Procure um lugar onde possa relaxar. Todos os dias, faça paradas durante o dia, se acomode de maneira confortável, com a coluna ereta por 3 a 5 minutos. A ideia é centrar a mente e o espírito.
5) Gratidão: Não basta dizer “sou grato pela vida”, exercite sua gratidão de verdade. Fale ou escreva as coisas pelas quais se sente grato e reflita sobre isso.

6) Alegria: Descubra o que estimula a alegria na sua vida. Alegria é treino. Você pode tomar para si a responsabilidade de gerar alegria e dividi-la com outras pessoas.

7) Hora da risada: Tire um momento para rir. Leia textos engraçados, assista a vídeos, ouça e conte piadas. Divirta-se!

8) Atividade física: Não importa a sua idade ou quão atribulada seja sua vida, inclua algum tipo de exercício em sua rotina. Mesmo que você só faça 10 minutos de exercícios em casa ou dê uma volta no quarteirão, não importa.

9) Conexão com a natureza: Faça paradas diárias para mexer no jardim, cuidar de um vaso de plantas, olhar pela janela para o sol, as nuvens ou mesmo a chuva.

10) Respiração consciente: Quando ficamos ansiosos, preocupados, cheio de ideias, é natural não respiramos direito e de maneira consciente. Por isso, tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca, pausadamente, várias vezes ao dia.

11) Conexão superior: Tire sempre um tempo para fazer uma oração, uma meditação ou uma prece. É muito importante abrir essa porta na sua vida, pois ela é uma das principais fontes de força que nos alimentam.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,

Rosana Brasil
Rosana Brasil
Rosana Brasil é terapeuta de Matrimônio e Família, formada pela Universidade Católica St. Thomas, em Miami. Trabalha ajudando indivíduos e famílias a reconstruírem suas histórias de vida de maneira positiva e criativa.
487