DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Bolo Pamonha

Bolo Pamonha

      Festa Junina é “coisa nossa”, pamonha também. Mas, para quem não tem experiência, fazer uma pamonha é complicado. Portanto, prepare este Bolo Pamonha que é mais fácil do que se imagina e, com este passo-a-passo, não tem como errar!

Ingredientes: 10 a 12 porções

-2 xícaras de farinha de milho amarela, em flocos (120g)              
-½  xícara de farinha de trigo (75g)
-1 colher (sopa) de fermento em pó químico
-½ colher (chá) de sal
-3 xícaras de grãos de milho verde, preferívelmente frescos (450g)
-1 xícara de leite de coco (250 ml)
-¼ de xícara de manteiga sem sal, derretida e fria (60g)
-1/3 de xícara de açúcar (70g)
-4 ovos (gemas e claras separadas)
-1 lata de leite condensado
-50g de queijo tipo mussarela ralado ou picado
-Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

1- Em uma tigela média, coloque a farinha de milho, a farinha de trigo, o fermento e o sal; misture bem (quebre levemente a farinha de milho com as pontas dos dedos). Reserve.
2- Coloque no liquidificador os grãos de milho verde, o leite de coco e a manteiga derretida. Bata até o milho desmanchar e formar um creme grosso. Deixe de lado.
3- Na tigela grande da batedeira, bata em velocidade média o açúcar com as gemas até ficar uma mistura esbranquiçada e quase dobrar de volume. Diminua a velocidade e, aos poucos e sem parar de bater, acrescente o leite condensado. Depois, desligue o aparelho e adicione a mistura das farinhas, alternando com o creme do liquidificador, misturando ligeiramente com uma espátula somente até os ingredientes se juntarem. Adicione o queijo e misture mais um pouco. Cubra a tigela e deixe repousar por 15 minutos aproximadamente (esse tempo é necessário para a farinha de milho absorver o líquido e dar especial textura ao bolo).
4- Enquanto isso, preaqueça o forno a 350°F (180°C), moderado. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira alta de 21 x 28,4cm.
5- Poucos minutos antes de assar, bata as claras em neve e adicione delicadamente à mistura de milho. Transfira para a assadeira preparada e leve ao forno.
6- Asse por 45 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
Depois que esfriar, polvilhe com o açúcar misturado com a canela.

Dica
1- O bolo pode ser assado em fôrma retangular, quadrada ou redonda ( o importante é que tenha capacidade para 3 litros).
2- Para garantir o sabor acentuado do milho verde, não use queijo parmesão. Para debulhar o milho, corte os grãos bem rente ao sabugo, pois aí está depositado todo o sabor do milho verde.

Sugestão
      Para esta receita retirei os grãos de 4 espigas de milho verde e fresco de tamanho médio. Caso prefira usar grãos de milho congelado, deixe que voltem a temperatura ambiente antes do uso. Se optar por milho verde enlatado, descarte a água.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
226