DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Cortes de água já afetam mais de 100 mil pessoas em Portugal

Mais de 100 mil pessoas já sofrem cortes na provisão de água em Portugal, segundo o último relatório da Comissão da Seca, órgão dependente do Ministério da Agricultura fato tornado público hoje.

O estudo mostra que no final do agosto passado havia 36 distritos municipais com restrições em Portugal e que a falta de chuvas nas duas últimas semanas desse mês provocou um aumento de 66% no número de portugueses que sofrem cortes na provisão de água.

O relatório destaca que a seca, a mais importante dos últimos anos, já é considerada extrema em 71% do território português, enquanto nos 29% restantes é classificada como severa.

O secretário de Estado de Ambiente, Humberto Rosa, disse que por enquanto não estão previstos cortes de provisão na região turística do Algarve (sul), uma das zonas mais afetadas, e que caso continue a falta de chuvas, se recorrerá às reservas das lagoas de Beliche e Odeleite.

Além disso, Rosa apontou a possibilidade de bombear água do rio Guadiana, uma opção que esclareceu que deverá ser estudada com as autoridades espanholas.

O ministro do Meio Ambiente, Francisco Nunes Correia, também apontou para a possibilidade de a represa de Alqueva, perto da fronteira com a Espanha, poder contribuir a partir de 2006 para resolver as carências de água do país.

Segundo o Instituto de Água lusitano, os níveis de água acumulada nas represas lusitanas chegam a 57% da capacidade total.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152