DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Consulado-Geral do Brasil em Miami adota medidas para reduzir as filas no período de maio a julho.

A emissão de documentos brasileiros pelo Consulado-Geral em Miami de janeiro até maio já havia ultrapassado todos os números de 2005, que já apresentavam crescimento médio de 40% em relação ao ano anterior.

Nas últimas semanas registrou-se o recorde histórico de atendimentos com 708 senhas distribuídas em um único dia.

A situação mais crítica é a de emissão de passaportes. Nos primeiros quatro meses do ano foram emitidos 7.834 passaportes, uma média de quase 2.000 passaportes por mês. Se for feita uma projeção dos números do primeiro quadrimestre para todo o ano, serão cerca de 5.000 a mais do que em 2005 e praticamente o dobro do que foi feito em 2004. Houve um aumento expressivo nos meses de março (2.488) e abril (2.703), que não pode ser atribuído somente à proximidade das férias de verão. O volume de telefonemas também aumentou muito: as telefonistas atendem a cinco ligações a cada três minutos, com pedido de informações.

Esses números obrigaram o Consulado-Geral a adotar uma série de medidas, como:

•realização de concurso para o preenchimento de vagas existentes e de dois funcionários adicionais;

•pedido de autorização a Brasília para a contratação de funcionários temporários para o período;

•convocação de todos os funcionários para expediente interno em três feriados com dedicação exclusiva à confecção de passaportes;

•abertura da Sala Machado de Assis, incorporando-a temporariamente à Sala de Atendimento a Brasileiros, para acomodar o excesso de público;

•maior difusão do serviço de atendimento com hora marcada e maior divulgação dos serviços que podem ser efetuados pelo correio.

Como proceder

O usuário envia um e-mail para horamarcada@brazilmiami.org).Ou clica no botão correspondente no site do Consulado-Geral na Internet (http:www.brazilmiami.org) e no campo da máscara “assunto”, coloque seu nome e o tipo de documento solicitado (passaporte, registros, procurações, reconhecimento de firma, outros). Não é necessário texto.

Atendimento

A marcação de horário atende apenas aos que precisam de um só documento, pretendam vir pessoalmente tratar de sua própria documentação e não está disponível para o setor de vistos.

A hora só poderá ser marcada por intermédio de e-mail para o endereço eletrônico horamarcada@brazilmiami.org). Em até 3 dias úteis, o usuário recebe a confirmação do horário de seu atendimento, o qual será marcado entre 9:30 e 12:00 hs. Considerando o grande número de pedidos, o agendamento poderá ocorrer em até 10 (dez) dias neste período.

Antes de solicitar a hora marcada o Consulado-Geral recomenda ao interessado verificar, com toda a atenção, no “site” www.brazilmiami.org se sua documentação está completa.

E antes de vir ao Consulado, lembrar-se de passar numa agência de correio e obter ordem de pagamento, nominal ao Consulado, ou passar na agência do Banco do Brasil e fazer um depósito na conta “Renda Consular”, no valor exato da taxa consular correspondente ao documento ou serviço desejado.

Tempo hábil

Dá-se preferência para o horário da manhã, para o Consulado ter tempo hábil de preparar, para o mesmo dia, certos documentos que ficariam prontos em 24 horas, tais como registros de nascimento, casamento e procurações. É particularmente recomendado para brasileiros que residam em outros estados da jurisdição consular.

São agendados horários para pessoas que tenham apenas um documento para evitar que uma pessoa com vários documentos fique no guichê por muito tempo e atrase o andamento da fila para aqueles que não agendaram um horário.

Serviços pelo correio

O Consulado-Geral está em campanha de divulgação dos serviços que podem ser solicitados pelo correio, desde que o interessado comprove residência na área de jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Miami (Florida, Georgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Alabama, Mississipi, Tennessee, Porto Rico, Ilhas Virgens ou Bahamas).

São aceitos como comprovante de residência cópias notarizadas de carteira de motorista, conta de luz, telefone, internet, televisão a cabo, seguro, contra-cheque, extrato bancário, contrato de aluguel, registro de carro ou qualquer outro documento que comprove que a pessoa que solicita o documento (ou seus pais, em caso de menores) reside, efetivamente, na área de jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Miami.

Podem ser processados pelo correio a prorrogação do alistamento militar (carimbo anual obrigatório), atestado de óbito, autenticação de documentos originais, reconhecimento de firma, autorização para levar animais de estimação ao Brasil, documentos escolares, autorização para menor viajar desacompanhado, declaração de residência no exterior para fins de bagagem, reaquisição de nacionalidade brasileira e passaporte.

No site www.brazilmiami.org encontram-se todas as informações necessárias, bem como os formulários correspondentes, para processar pelo correio estes documentos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223