DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Consulado em Miami encerra 2017 com aumento na emissão de passaportes

O Consulado-Geral em Miami é a repartição pública brasileira que mais atende nacionais e produz o maior número de documentos no exterior, segundo o órgão. Até novembro de 2017, foram emitidos 21.323 passaportes, enquanto em 2016 foram produzidos 19.331. Além das dezenas de milhares de outros documentos como certidão de nascimento, declarações, etc.

Em comunicado sobre o balanço do ano de 2017, o Consulado-Geral informou os números e realizações. “Foram realizadas uma série de ações em benefício da comunidade brasileira na Flórida, contando com o apoio do Conselho de Cidadãos e de outras instituições comunitárias. Houve o lançamento da cartilha “Como Empreender na Flórida”; as feiras educacional, cultural e odontológica; e palestras sobre empoderamento feminino e violência doméstica”.

Na área educacional, a visita do Ministro da Educação brasileiro marcou os esforços do Consulado-Geral em ampliar o ensino da língua portuguesa na Flórida; também com a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que se realizou na Flórida pela primeira vez. Em 2018, será criado grupo dedicado à expansão do portugués, informa o órgão.

Atendimento por agendamento

Neste ano, o Consulado-Geral em Miami buscou aperfeiçoar o atendimento ao público com a adoção do agendamento que foi um sucesso, de acordo com o órgão. “Em seis meses de experiência, o resultado tem sido positivo. O atendimento se tornou muito mais ágil e eficiente, não sendo mais necessário esperar longas horas para obter o documento”, comunicou.

O agendamento eletrônico permitiu, ainda, que o Consulado-Geral aumentasse o horário de atendimento para o público. “A maior prova da satisfação da comunidade brasileira são os elogios deixados no site de agendamento, em que a aprovação dos serviços consulares pelas pessoas atendidas é de 95%. Naturalmente estamos cientes das dificuldades do público para encontrar vagas em razão da alta demanda, questão que pretendo solucionar na medida do possível no próximo ano”, informou o órgão.

Os novos horários podem ser verificados no site de agendamentos https://cgmiami.appointy.com.

Assistência a brasileiros

O Setor de Assistência a Brasileiros do Consulado tem prestado apoio para nacionais em necessidade, como em caso de prisão ou hospitalização, além de oferecer orientação jurídica e psicológica. Foram publicadas cartilhas de orientação aos brasileiros em situação migratória irregular, sobre violência doméstica e de prevenção ao suicídio. “Esse foi um ano de grandes desafios em razão da passagem dos furacões Irma e Maria pela Flórida e Porto Rico, o que exigiu centenas de atendimentos pelo Consulado-Geral”, ponderou o Cônsul-Geral Aldânio Senna Ganner.

No conjunto dos demais setores, o Consulado-Geral buscou atualizar a imagem brasileira na Flórida, no viés de uma perspectiva positiva. De setembro a dezembro, o Consulado-Geral promoveu uma série de eventos, intitulada “Uma jornada por experiências brasileiras”, que celebraram a forte presença brasileira na Flórida nas mais diversas áreas, como arte, arquitetura, negócios, cinema, dança, educação, moda, gastronomia, história, literatura, música, esportes, fotografia, teatro e turismo.

O Setor Econômico e de Promoção Comercial (SECOM) registrou, em 2017, crescimento no número absoluto de consultas recebidas e, além de atender empresas e empresários brasileiros, vem também representado o país nas principais feiras e eventos de promoção de comércio internacional ocorridos na Flórida.

Contatos

O Consulado-Geral está à disposição para prestar assistência e orientação jurídica a todos cidadãos brasileiros, independentemente de sua situação imigratória. O contato do Setor de Assistência a Brasileiros é (305) 285-6208, (305) 285-6251, e (305) 285-6258, e endereço eletrônico assistencia.miami@itamaraty.gov.br.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,

Gazeta News
Gazeta News
227