DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Congressista diz que Bush agiu de forma ilegal ao não informar o Congresso sobre o programa de espionagem.

Por não ter mencionado informações ao Congresso sobre um programa de espionagem, a Casa Branca pode agido de forma ilegal, segundo informações publicadas neste domingo(9) pelo presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Pete Hoekstra.

A omissão é “muito grave”, avaliou o parlamentar, que é aliado do presidente norte-americano, George W. Bush.

De acordo com artigo publicado hoje pelo jornal “The New York Times”, Hoekstra enviou no último mês de maio uma carta a Bush, na qual advertiu que não informar o Congresso sobre as atividades de espionagem pode ser uma violação da lei.

Durante uma entrevista para a “Fox News”, o republicano confirmou neste domingo o envio desta correspondência, e criticou a Casa Branca.

“A carta teve como intenção alertar ao presidente, ao poder executivo e aos serviços de inteligência a importância e o requisito legal de que informem seus atos ao poder legislativo”, disse Hoekstra. “Levo isso muito, muito a sério. Se não levasse, não teria enviado a carta ao presidente”, acrescentou.

O legislador se referiu em particular à existência de um “grande” programa de espionagem que a Casa Branca ocultou do Comitê que preside, e que presumivelmente continua em segredo.

Hoekstra não forneceu maiores detalhes sobre o programa. Ele disse que soube da existência do mesmo de maneira extra-oficial, por fontes governamentais. Após a queixa, a Casa Branca informou ao Comitê sobre essas iniciativas, disse Hoekstra.

Na carta, datada de 18 de maio, o congressista advertiu que a ocultação desses programas “poderia representar uma falta de responsabilidade por parte da administração, uma violação da lei e uma afronta direta “aos membros do Comitê”.

Frederick Jones, porta-voz da Casa Branca, não quis comentar as denúncias de Hoekstra. “Seguiremos trabalhando com o presidente (do Comitê) e os outros líderes do Congresso nos temas importantes de segurança nacional”, disse Jones.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223